A LÓGICA DA PESQUISA CIENTÍFICA DE KARL POPPER
A FALSEABILIDADE COMO UM CRITÉRIO DE DEMARCAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.13102/ideac.v1i46.7372Resumo
Karl R. Popper (1902-1994), foi um filósofo austríaco, um dos maiores pensadores do século XX, que realizou diversos artigos e obras a respeito do problema do conhecimento científico, examinando conceitos de cunho metafísico, como por exemplo o tempo, a teoria da evolução e a problemática da demarcação como um critério científico. O objetivo do presente trabalho é apresentar a concepção de ciência, bem como o problema da demarcação e da falseabilidade fundamentados no método popperiano do racionalismo crítico, a partir de um breve estudo do primeiro capítulo da Lógica da Pesquisa Científica (1934). Portanto, na perspectiva de Popper, o caráter científico consiste em demonstrar a possibilidade da aplicação do critério da falseabilidade como um método fundamental para o saber científico.
Downloads
Referências
DUTRA, Luiz Henrique de Araújo. Naturalismo, Falibilismo e Ceticismo. Revista do departamento de filosofia da USP. São Paulo: Discurso (USP), nº 29, 1998, pp. 15-56.
MAGEE, Bryan. As ideias de Popper. Tradução de Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. São Paulo: Cultrix - Edusp, 1974.
MARCONDES, Danilo. Filosofia analítica. Rio de Janeiro: Jorde Zahar Ed., 2004.
O’HEAR, Anthony (org.). Karl Popper: filosofia e problemas. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Editora da UNESP, 1997.
PEREIRA, Julio Cesar Rodrigues. A fórmula do mundo segundo Karl Popper. 2009. 206 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
POPPER, Karl Raimund. A lógica da pesquisa científica. Tradução de Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. São Paulo: Editora Cultrix, 1972.
SILVEIRA, Fernando Lang da. A filosofia da ciência de Karl Popper: o racionalismo. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, v.13, nº3: p. 197-218, dez.1996.
VIEIRA, Daniel Mota. Popper, verdade e progresso científico: possibilidades e limites na elaboração de uma epistemologia objetiva. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017.