COGNIÇÃO SOCIAL A PARTIR DA TEORIA DE SITUAÇÕES: EM DIREÇÃO A UMA ABORDAGEM INTEGRADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13102/ideac.v1i45.7513

Resumo

Os principais objetivos do artigo são (i) explorar a flexibilidade e a eficiência na cognição social e (ii) argumentar que esses conceitos estão em uma relação de complementaridade. Uma motivação central do artigo é que o debate contemporâneo neste domínio, que opõe mentalistas e interacionistas, leva-nos a escolher entre duas alternativas igualmente insatisfatórias: privilegiar a flexibilidade em detrimento da eficiência (mentalismo), ou privilegiar a eficiência em detrimento da flexibilidade (interacionismo). Entretanto, flexibilidade e eficiência são desiderata imprescindíveis da explicação da cognição social. No que diz respeito à flexibilidade, os agentes são sensíveis ao fato de que diferentes estados mentais podem explicar/causar um mesmo comportamento e, inversamente, diferentes movimentos corporais podem ser explicados/causados por um mesmo estado mental. Entretanto, o problema é que as teorias mentalistas estão comprometidas com uma noção de flexibilidade muito carregada do ponto de vista cognitivo. Com efeito, além de flexível, a compreensão mútua é eficiente: contrariamente ao mentalismo, teorias recentes da cognição social baseadas no paradigma da cognição estendida, como a teoria interacionista, procuram fornecer uma imagem da cognição social que faça justiça à eficiência. Entretanto, o problema aqui é que esse movimento de enfatizar a eficiência pode perder de vista a flexibilidade. Em face disto, o artigo apresenta uma alternativa que leva em conta as relações dinâmicas entre flexibilidade e eficiência. A partir da Teoria de Situações, procura-se mostrar que as capacidades que caracterizam a flexibilidade são parcialmente dependentes do nosso engajamento em episódios comuns de interação, e que, inversamente, as capacidades que caracterizam a eficiência não gerariam a estabilidade das interações sem a relação com capacidades flexíveis.

Downloads

Biografia do Autor

Daniel De Luca-Noronha, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e graduado em Filosofia pela PUC -MG. É professor na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) desde 2016. Atua na área de Filosofia da Mente. Atualmente pesquisa cognição social, atenção conjunta, metacognição e emoções.

Referências

BARWISE, J. The Situation in Logic. Stanford: CSLI, 1989.

BARWISE, J; PERRY, J. Situations and Attitudes. Stanford: CSLI, 1994.

BOHL, V.; VAN DEN BOS, W. "Toward an integrative account of social cognition: marrying theory of mind and interactionism to study the interplay of Type 1 and Type 2 processes". Frontiers in Human Neuroscience. San Francisco, Vol 6, Outubro, 2012, pp. 1-15.

CSIBRA, G; GERGELY, G. "Sylvia’s recipe: The role of imitation and pedagogy in the transmission of cultural knowledge". In. Roots of Human Sociality: Culture, Cognition, and Human Interaction. Oxford: Berg Publishers, 2003, pp. 229-259.

DE JAEGHER, H. "Social understanding through direct perception? Yes, by interacting". In. Consciousness and Cognition, Vol. 18, No 2, Junho, 2009, pp. 535-542.

EVANS J. "Spot the difference: distinguishing between two kinds of processing". In. Mind & Society, Vol 11, No 1, Junho, 2010, pp. 121-131.

FUCHS, T; DE JAEGHER. "Enactive intersubjectivity: Participatory sense-making and mutual incorporation". In. Phenomenology and Cognitive Science, Vol. 8, Julho, 2009, pp. 465-484.

GANGOPADHYAY, N.; SCHILBACH, L. "Seeing Minds: a neurophilosophical investigation of the role of perception-action coupling in social perception". In. Social Neuroscience, Vol 7, No 4, Julho, 2011, pp. 410-423.

GIBSON, J.J. The Ecological Approach to Visual Perception. Houghton-Mifflin. Boston, 1979.

GOLDMAN, A. Simulating minds: The philosophy, psychology, and neuroscience of mindreading. Oxford: Oxford University Press, 2006.

GOPNIK, A.; WELLMAN, H. "Theory-Theory". In. Mapping the mind: Domain Specificity in Cognition and Culture. Cambridge University Press, 1994.

HEAL, J. “Understanding Other Minds from the Inside.” In. Mind, Reason and Imagination. Cambridge University Press. Cambridge, 1998, pp. 28-45.

JEFFERIS, V.; FAZIO, R. "The use of construct accessibility as information to guide behavior". In. Journal of Experimental Social Psychology, Vol 44, No 4, Maio, 2008, pp. 1144-1150.

JONIDES, J.; YANTIS, S. "Abrupt visual Onsets and Selective Attention: Voluntary Versus Automatic Allocation". In. Journal of Experimental Psychology. Vol. 16, N.1., Setembro, 1990, pp. 121-134.

KAHNEMAN, D. Rápido e Devagar: Duas formas de pensar. São Paulo: Objetiva, 2011.

KRUEGER, J. "Seeing mind in action". In. Phenomenology and Cognitive Science, Vol. 11, Setembro, 2011, pp. 149-173.

MILNER, A; GOODALE, M. The visual brain in action. Oxford: Oxford Psychology Series, 1999.

RIETVELD, E. "Bodily Intentionality and Social Affordances in Context". In. Consciousness in Interaction. The role of the natural and social context in shaping consciousness. Filadélfia: John Benjamins Publishing Company, 2012, pp.207-226.

SHAPIRO, L. Embodied Cognition. Londres: New Problems of Philosophy, 2007.

Downloads

Publicado

2022-07-26

Edição

Seção

Dossiê