O CONCEITO DE AMOR EM ORÍGENES DE ALEXANDRIA E AGOSTINHO DE HIPONA: APROXIMAÇÕES E DIVERGÊNCIAS

Autores

  • Francisco Romário de Queiroz Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisco Clebio Figueiredo UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN https://orcid.org/0000-0001-9780-2162

DOI:

https://doi.org/10.13102/ideac.v1i45.7713

Resumo

Considerando a relevância que a temática do amor teve e continua tendo no campo da filosofia, bem como a importância que os pensadores Orígenes e Agostinho têm na mesma área, especificamente no que toca à filosofia antiga e Patrística, objetiva-se, neste trabalho, apresentar os sistemas de ambos os Padres, suas contribuições e divergências a respeito do citado tema. Para tanto, procedeu-se a um levantamento bibliográfico das principais obras em que ambos os autores dissertam a respeito da temática proposta para esta pesquisa, bem como pesquisadores e comentadores do pensamento do alexandrino e do hiponense. A pesquisa ainda está amparada em historiadores da filosofia. Desse modo, observa-se que o tema do amor ocupa lugar significativo nos textos de Agostinho e Orígenes, sendo chave de leitura e compreensão para seus sistemas filosóficos. Ainda, observou-se, que não obstante ambos os pensadores apontarem para as mesmas direções em diversos quesitos, Agostinho parece ser mais preciso, metodológico e possui uma terminologia mais refinada no tocante ao assunto. O que permite concluir que ambos os pensadores trazem importantes contribuições filosóficas à temática do amor, sendo o sistema agostiniano mais desenvolvido que o origeniano.

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Biografia do Autor

Francisco Clebio Figueiredo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Letras - PPGL/UERN. Mestre em Letras (aprovação com distinção) pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2015), Especialista em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2012), Especialização em Metodologias Ativas pela Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar - FACEP (2020), Graduação em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2010). Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2019). Professor da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar nos cursos de Pedagogia e Administração. Professor do Departamento de Letras Vernáculas do Campus Avançado de Pau dos Ferros - CAPF/UERN. Tem experiência com o Ensino Superior na área de educação e linguagem. Atuou como professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Rede Pública de Ensino da cidade de São Miguel-RN, trabalhando com turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Participou da construção do Documento Curricular do Rio Grande do Norte na condição de redator do componente curricular Língua Portuguesa. Publicação de trabalhos acadêmicos em eventos local, regional, nacional e internacional. Dedica-se ao estudo na área de Língua Materna com ênfase no ensino de gramática correlacionado ao texto e é membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Funcionalista - GPEF.

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Publicado

2022-07-26

Edição

Seção

Artigos