UM DIÁLOGO FILOSÓFICO COM O TEXTO “UMA FENOMENOLOGIA DO HOMEM CAPAZ”, DE PAUL RICOEUR
DOI:
https://doi.org/10.13102/ideac.v1i46.7848Resumo
Este artigo propõe um breve diálogo filosófico com o texto “Uma fenomenologia do homem capaz”, do livro Percurso do reconhecimento, de Paul Ricoeur. Nesse texto, o filósofo desenvolve uma antropologia fenomenológica a partir da análise de quatro capacidades inerentes e constitutivas da identidade humana: o dizer, o fazer, o narrar e o imputar. No trajeto seguido pelo autor, abrem-se inúmeras janelas para diferentes discussões que se ramificam em outras tantas possibilidades de reflexão e dialética. O objetivo deste ensaio é explorar de forma embrionária essas potencialidades do texto ricoeriano, com o fim de viabilizar futuras discussões mais aprofundadas com base nas sendas indicadas. Por fim, o artigo conclui endossando a ideia de que é no exercício de suas capacidades intrínsecas que o ser humano constrói sua própria identidade, num processo autorreflexivo que se aprofunda e amplia na medida em que interage consigo, com o meio e com o outro.
Palavras-chave: ser humano; capacidade; reflexividade; identidade.
Downloads
Referências
AQUINO, Tomás de. Suma teológica. Volume 1. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
ARISTÓTELES. Da interpretação. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
BELLI, Fabio Paulo. Contribuições do pensamento de Paul Ricoeur para a fundamentação filosófica dos direitos humanos. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2016.
CORÁ, Élsio José. Hermenêutica e teoria da ação em “o si-mesmo como um outro” de Paul Ricoeur. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.
CORÁ, Élsio José. Reconhecimento, intersubjetividade e vida ética: o encontro com a filosofia de Paul Ricoeur. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
CUNHA, Wanderley Martins da. Da memória ameaçada pelo esquecimento ao “homem capaz” assombrado pela falibilidade: breve recapitulação de alguns aspectos da antropologia filosófica de Paul Ricoeur. Sapere Aude, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p.169-188, 2o sem. 2013.
DESCARTES, René. O discurso do método. Edição eletrônica. São Paulo: Lafonte, 2020.
HEGEL, Georg W. F. Filosofia da História. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.
KLEINMAN, Paul. Tudo o que você precisa saber sobre Filosofia. São Paulo: Editora Gente, 2014.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Identidade étnica, reconhecimento e o mundo moral. Revista Anthropológicas, ano 9, v. 16, n. 2, p. 9-40, 2005.
ORWELL, George. 1984. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
QUADROS, Elton Moreira; ALMEIDA, Jorge Miranda de. Paul Ricoeur e a questão da memória e do reconhecimento de si. In: X Colóquio do Museu Pedagógico, 2013.
RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro. Campinas, SP: Papirus, 1991.
RICOEUR, Paul. Percurso do reconhecimento. São Paulo: Loyola, 2004.
SALLES, Walter Ferreira. O mal como ameaça de dissolução do elo entre o ser humano e seu sagrado. Estudos de Religião, v. 28, n. 2, p. 169-187, jul.-dez. 2014.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. São Paulo: Editora Abril, 1979.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. London; New York: Routledge, 1974.