O CONTRIBUTO DA TEORIA RICOEURIANA DA TRÍPLICE MIMESE PARA UMA CONCEPÇÃO SEMÂNTICA DA IMAGINACÃO

Autores

  • WANDERLEY CUNHA PUCMINAS

DOI:

https://doi.org/10.13102/ideac.v1i46.7853

Resumo

Temps et Récit é uma obra imprescindível para a compreensão do projeto filosófico de Paul Ricoeur, dado que ela funciona indubitavelmente como uma espécie de dobradiça no conjunto da produção intelectual desenvolvida pelo filósofo francês, pois, por um lado, através da noção de ‘inovação semântica’, se articula à perspectiva poética desenvolvida em La Méthaphore vive  e, por outro, por meio da noção de ‘identidade narrativa’ se articula à perspectiva prática desenvolvida em Soi-meme comme un autre. Assim sendo, este artigo se propõe a efetuar uma introdução à leitura de Temps et Récit a partir de sua articulação com a concepção semântica da imaginação elaborada por Ricoeur em seus estudos sobre os enunciados metafóricos. Para tanto, empreende-se uma análise do modelo de articulação entre a experiência aporética do tempo e a inteligibilidade narrativa que Ricoeur denomina de ‘tríplice mimese’, com o intuito de se evidenciar as especificidades do funcionamento da imaginação semântica no domínio da narrativa.

Downloads

Referências

AMALRIC, Jean-Luc. Paul Ricoeur, l’imagination vive: Une genèse de la philosophie ricoerienne de l’imagination. Paris: Hermann Éditeurs, 2013.

BLAMEY, Kathleen. “Do ego ao si: um itinerário filosófico”. In: HAHN, Lewis Edwin. A Filosofia de Paul Ricoeur. Lisboa: Instituto Piaget, 1999, p. 83-126

CASTRO, Maria Gabriela. Imaginação em Paul Ricoeur. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

CESAR, Constança M. “Le problème du temps chez Paul Ricoeur”. Il Protagora, nos 9-10, p. 65-72, 1986.

CUNHA, Wanderley Martins da. “Da memória ameaçada pelo esquecimento ao “homem capaz” assombrado pela falibilidade: breve recapitulação de alguns aspectos da antropologia filosófica de Paul Ricoeur. Sapere Aude, v. 4, n. 8, p. 169-188, 10 dez. 2013.

CUNHA, Wanderley Martins da. “Paul Ricoeur: Os sentidos de uma vida” (Resenha). Sapere Aude, v. 10, n. 19, p. 417-424, Jun. 2019.

CUNHA, Wanderley Martins da. “O problema da imaginação semântica em A metáfora viva de Paul Ricoeur”. Sapere Aude, 13(25), 188-210, Jul. 2022.

DOSSE, François. Paul Ricoeur. Le Sens d’une vie. Paris: Éditions la Decouverte, 1997.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. “Uma filosofia do cogito ferido: Paul Ricoeur”. Estudos Avançados, São Paulo, Instituto de Estudos Avançados da USP, v. 11, n. 30, p. 261-272, maio/agosto 1997.

GILBERT. Paul. “Paul Ricoeur: réflexion, ontologie et action”. Nouvelle Revue Théologique, v. 117, p. 339-363; 552-564, 1985.

HELENO, José Mannuel . Hermenêutica e Ontologia em Paul Ricoeur. Lisboa: Instituto Piaget, 2001

LEAL, Ivanhoé. História e ação na teoria da narratividade de Paul Ricoeur. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

PHILIBERT, Michel. “Imaginação filosófica: Paul Ricoeur como cantor de ruínas”. In: HAHN, Lewis Edwin. A Filosofia de Paul Ricoeur, Lisboa: Instituto Piaget, 1999, p. 67-80.

RICOEUR, Paul. “La métaphore et le problème central de l'herméneutique”. Revue Philosophique de Louvain, n. 70, février 1972, p. 93-112.

RICOEUR, Paul. Temps et Récit I. Paris: Éditions. du Seuil, 1983. (Col. Points/ Essais)

RICOEUR, Paul. Temps et Récit II. Paris: Éditions du Seuil, 1984. (Col. Points/ Essais)

RICOEUR, Paul. Temps et Récit III. Paris: Éditions du Seuil, 1985. (Col. Points/ Essais)

RICOEUR, Paul. Leituras 2: A região dos filósofos. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

RICOEUR, Paul. “Lectio Magistralis”. In: JERVOLINO, Domenico. Paul Ricoeur: une herméneutique de la condicion humnaine. Paris: Ed. Ellipses, 2002.

RICOEUR, Paul. A metáfora viva. São Paulo: Loyola, 2000.

RICOEUR, Paul. Du Texte à l’action. Essais d’Herméneutique II. Paris: Ed. Du Seuil, 1986. (Col. Points/ Essais)

RICOEUR, Paul. Réflexion Faite: Autobiographie intellectuelle. Paris: Éditions Esprit, 1995.

SUMARES, Manuel. Para além da necessidade - O Sujeito e a Cultura na Filosofia de Paul Ricoeur. Braga: Escher, 1987.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Dossiê