O BEM-VIVER RICOEURIANO E A SUA RELEVÂNCIA CONTEMPORÂNEA

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DOI:

https://doi.org/10.13102/ideac.v1i46.7979

Resumo

O pensamento de Paul Ricoeur para a contemporaneidade alcança uma relevância ímpar dada a sua relevância e riqueza no sinuoso processo da formação humana integral com pretensões de universalidade. Ricoeur, ao longo de sua trajetória intelectual e contribuição filosófico-teológica, possibilitou uma compreensão de que o ser humano que se pretenda feliz ou realizado deverá se colocar sempre no processo de aprendizagem. Do ponto de vista formal indagamos: qual a relevância do pensamento acerca do bem-viver ricoeuriano para a sociedade contemporânea? A metodologia de pesquisa se circunscreve à revisão bibliográfica em cuja obra ricoeuriana sobre o desejo de vida boa tem o seu assento e delimitação. Os resultados esperados circunscrevem à compreensão de que, em face de uma sociedade demasiadamente egoísta e desigual como a que vivemos, quanto mais refletirmos sobre a necessidade de adotarmos um novo estilo de vida rumo à educação para o coletivo, tanto maiores chances de evoluirmos neste quesito teremos.

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Biografia do Autor

José Aguiar Nobre, PUC-SP

Pós-doutorado em Filosofia (UFPR); Pós-doutorado em Educação (PUC-Campinas). Doutor em Teologia Sistemático-Pastoral, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017). Doutorando em Filosofia (UFPR). Mestre em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012). Bacharel em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002). Bacharel em Teologia, pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2007). Licenciado em Filosofia, pelo Centro Universitário Assunção - UNIFAI (2008). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2018). Membro de diversas sociedades de pesquisa tais como: Sociedade Latinoamericana de Filosofia de lá Educación (ALFE). Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação (FINEDUCA). É Revisor de Periódicos científicos. Docente da Faculdade de Teologia da PUCSP e também com a função de coordenador na graduação. Tem pesquisado sobre Revelação Divina; Antropologia; Casa Comum a partir da Laudato Si. Pesquisa também sobre Os Desafios da Formação Humana Integral na perspectiva ético-filosófica de Paul Ricoeur e Papa Francisco.

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Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Dossiê