O BEM-VIVER RICOEURIANO E A SUA RELEVÂNCIA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.13102/ideac.v1i46.7979Resumo
O pensamento de Paul Ricoeur para a contemporaneidade alcança uma relevância ímpar dada a sua relevância e riqueza no sinuoso processo da formação humana integral com pretensões de universalidade. Ricoeur, ao longo de sua trajetória intelectual e contribuição filosófico-teológica, possibilitou uma compreensão de que o ser humano que se pretenda feliz ou realizado deverá se colocar sempre no processo de aprendizagem. Do ponto de vista formal indagamos: qual a relevância do pensamento acerca do bem-viver ricoeuriano para a sociedade contemporânea? A metodologia de pesquisa se circunscreve à revisão bibliográfica em cuja obra ricoeuriana sobre o desejo de vida boa tem o seu assento e delimitação. Os resultados esperados circunscrevem à compreensão de que, em face de uma sociedade demasiadamente egoísta e desigual como a que vivemos, quanto mais refletirmos sobre a necessidade de adotarmos um novo estilo de vida rumo à educação para o coletivo, tanto maiores chances de evoluirmos neste quesito teremos.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científica. 5. Ed. Tradução: Estela de Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BINGEMER, Maria Clara L. Paul Ricoeur ou a primazia do outro. Disponível em:
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/63005/noticia.htm?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 10/02/2022.
CANGUILHEM, Georges. O Conhecimento da vida. Tradução: Vera Lúcia Avelar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
CASTRO, M.G.A. Imaginação em Paul Ricoeur. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.
CHANGEUX, Jean-Pierre; RICOEUR, Paul. La naturaleza y la norma: lo que nos hace pensar. Trad. Carlos Ávila Flores. México: Fundo de Cultura Econômica, 2017.
CNBB – CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Fraternidade e Educação: fala com sabedoria, ensina com amor. Campanha da Fraternidade 2022: Texto Base. Brasília: Edições CNBB, 2021.
GRONDIN, Jean. Paul Ricoeur. Trad. Sybil Safdie Douek. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
HAHN, L.M.M. Hermenêutica e ontologia em Paul Ricoeur. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
NOBRE, José Aguiar. Teologia, ética e sociedade: reflexões sobre o bem-viver a partir da antropologia filosófica de Paul Ricoeur. In: Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 11, n. 1, 251-269, jan./abr. 2019.
NOBRE, José Aguiar. A Revelação divina hoje: uma percepção do agir de Deus na história a partir do pensamento de Andrés Torres Queiruga. Rio de Janeiro, 2017. 299p. Tese de Doutorado – Departamento de Teologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
NOBRE, José Aguiar; MENDONÇA, Samuel. Desafios para a educação democrática e pública de qualidade no Brasil. 1a ed. Curitiba: Appris, 2016.
POPPER, Karl e ECCLES, John C. O Eu e seu Cérebro. Trad. Sílvio Menezes Garcia, Helena Cristina Fontenelle Arantes e Aurélio Osmar Cardoso de Oliveira. 2a ed. Campinas, SP; Brasília, DF: Papirus: Editora Unb, 1995.
RICOEUR, Paul. O Si-mesmo como um outro. Trad. Lucy Moreira César. Campinas, São Paulo: Papirus, 1991.
RICOEUR, Paul. O conflito das interpretações. Trad.: Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: Imago, 1978.
RICOEUR, Paul. Outramente. Trad.: Pergentino Stefano Pivatto. Petrópolis: Vozes, 1999.
RICOEUR, Paul. Escritos e conferências 2: hermenêutica. Trad. Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Edições Loyola, 2011.