ENTREVISTA REDE BRASIL-RICOEUR

Autores

  • Weiny César Freitas Pinto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Pedro Henrique Cristaldo Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fernando Nascimento PUC - Campinas / Bowdoin College
  • Walter Salles Rede Brasil-Ricoeur
  • Cláudio Reichert do Nascimento Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Cristina Viana Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.13102/ideac.v1i46.8357

Resumo

Entrevista sobre a história de criação e desenvolvimento do Grupo online de leitura da obra de Paul Ricoeur, grupo do qual surgiu, em 2022, a Rede Brasil-Ricoeur - Associação Brasileira de Estudos Ricœurianos. A entrevista foi realizada com os idealizadores e com os primeiros coordenadores do Grupo, em maio deste ano, por meio de reunião online, posteriormente transcrita e editada pelos entrevistadores, e finalmente revisada com acréscimos editoriais pelos entrevistados.

Em anexo à entrevista, o leitor encontrará uma Cronologia de fatos e eventos relativos aos estudos de Ricoeur no Brasil.

Downloads

Biografia do Autor

Weiny César Freitas Pinto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do curso de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Coordena o Grupo de Pesquisa Subjetividade, Filosofia e Psicanálise (UFMS). Em 2014/2015 realizou Estágio de doutorado em Paris-França, na EHESS - École des Hautes Études en Sciences Sociales.

Pedro Henrique Cristaldo Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando em Filosofia – UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Áreas de interesse: Hermenêutica, Epistemologia, Filosofia Política e Filosofia da Religião.

Fernando Nascimento, PUC - Campinas / Bowdoin College

Professor de Filosofia da PUC - Campinas, diretor da Society for Ricoeur Studies e Professor Assistente no Bowdoin College-Estados Unidos. Mestrado e doutorado em Filosofia pela PUC - São Paulo (2009) e pós-doutorado em Bowdoin College-Estados Unidos.

Walter Salles, Rede Brasil-Ricoeur

Experiência acadêmica como professor de Hermenêutica da linguagem religiosa, Filosofia do Direito e de Filosofia. Tradutor freelance das Edições Loyola. Coordenador do Grupo de Trabalho "Filosofia da Religião" da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião). Estágio pós-doutoral na University of Pittsburgh (2018) e na PUC – Rio de Janeiro (2010).

Cláudio Reichert do Nascimento, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Professor permanente do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) - Núcleo UFT e do Programa de Pós-graduação em Ensino - UFOB. Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFOB (10/2019 - atual). Doutorado em Filosofia pela UFSC (2014), com período sanduíche na EHESS - Paris e no Fonds Ricoeur.

Cristina Viana, Universidade Federal de Alagoas

Professora da Licenciatura e do Mestrado em Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Filosofia Contemporânea pela Unicamp. Estágio doutoral no Fonds Ricoeur (2014-2015). Membro da Ricoeur Society (2020).

Referências

RICŒUR, Paul. História e verdade. Tradução: F. A. Ribeiro. São Paulo: Editora Forense, 1968.

______. O conflito das interpretações. São Paulo: Imago, 1978.

______. Interpretação e ideologias. Organização, tradução e apresentação de Hilton Japiassú. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.

______. Tempo e narrativa I. Tradução de Constança Marcondes César. Campinas: Papirus, 1994.

______. Tempo e narrativa II. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1995.

______. Tempo e narrativa III. Tradução de Roberto Leal Ferreira. Campinas: Papirus, 1997.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Dossiê