RECURSOS AUDIOVISUAIS EM PRÁTICAS EXTENSIONISTAS COM PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS NO TERRITÓRIO PORTAL DO SERTÃO
DOI:
https://doi.org/10.13102/jeuefs.v2i2.6096Resumo
Há, atualmente, um consenso acerca da importância das plantas alimentícias não convencionais para os debates que envolvem segurança e soberania alimentar. Do mesmo modo, há um reconhecimento de que seu cultivo e consumo é parte das práticas culturais que conferem identidade a determinadas comunidades em suas relações com o meio ambiente. No presente plano de extensão, acreditamos que o uso de recursos audiovisuais para o registro e divulgação acerca dos usos destas plantas pode servir também como um meio de aproximação entre o saber acadêmico e as comunidades tradicionais. Neste sentido, temos como perspectiva de trabalho realizar um levantamento dos usos de plantas alimentícias não convencionais por entre comunidades rurais pertencentes à região Território Portal do Sertão, com vistas à realização (criação e exibição) de vídeos acerca de tais usos e de suas implicações ambientais, buscando aprofundar os debates sobre agrocologia e segurança alimentar.Downloads
Referências
BARREIRA, T.F. et al. Diversidade e equitabilidade de Plantas Alimentícias Não Convencionais na zona rural de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Rev. bras. plantas med., Botucatu, v.17, n.4, supl. 2, p.964-974, 2015. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-05722015000600964&lng=en&nrm=iso>. access on 15 Sept. 2020. https://doi.org/10.1590/1983-084X/14_100.
KINUPP, V.F.; LORENZI, H. Plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais serão cedidos aos Anais da Jornada de Extensão para publicação on line. Os autores poderão republicar seus textos em outras coletâneas, informando que é resultado do trabalho desenvolvido em programa ou projeto cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da UEFS.