PLANETÁRIO ITINERANTE E O COMBATE AO ANALFABETISMO CIENTÍFICO

Autores

  • Wânder S. Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
  • Marildo Geraldête Pereira Professor do departamento de física da UEFS

DOI:

https://doi.org/10.13102/jeuefs.v2i2.6124

Resumo

analfabetismo científico, que pode ser definido como o desconhecimento sobre o mínimo necessário de ciência para sobreviver em uma sociedade moderna, caracterizada pelo seu dinamismo e constante simbiose com o mercado tecnológico. Com o objetivo de combater esses problemas, a divulgação científica que dissemina conceitos científicos importantes, mostra-se como uma poderosa arma para desacelerar o analfabetismo científico. Ao atuar nas instituições de ensino médio e fundamental o planetário itinerante torna-se uma excelente ferramenta, pois utilizando-se de técnicas e recursos audiovisuais é capaz de criar espaços dinâmicos que promovem o aprendizado e a inclusão do público nos constantes debates científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wânder S. Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Discente Licenciatura em Física, Departamento de Física - UEFS,  bolsista PROEX,

Referências

SABBATINI, Renato. Analfabetismo científico. Correio Popular, Campinas, 28 mai. 1999.

RODRIGUES, L, A. Estratégia para a Divulgação Científica: Como a Quadrinização pode Colaborar com a Difusão do Conhecimento. Passo fundo, UPF, 2019.

TORRES, S. C. T.; PEREIRA, G. M.; SANTOS, S. C. J.; POPPE, R. C. P.; MARTIN, F. A. V.; LIMA, J. I.; OLIVEIRA, C. A.; DIAS, L. C.; SANTOS, O. O. Projeto itinerante de popularização de ciências e astronomia. Simpósio nacional de educação em astronomia. Rio de Janeiro, 2011.

OLIVEIRA, F. H. P.; EDUARDO, F. L. A.; OLIVEIRA, F. R.; GRANJEIRO, L. M. Ensino de astronomia com o planetário itinerante supernova em escolas de redenção e aracoiaba –ce. UNILAB, 2016.

Downloads

Publicado

2021-11-19