Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Artigos

Política padrão de seção

Expediente

O Expediente do volume / número como política normal da revista Caderno de Física da UEFS.

Editorial

O Editorial do volume / número como política normal da revista Caderno de Física da UEFS.

Processo de Ensino-Aprendizagem

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos voltados para o processo de ensino e aprendizagem da Física e áreas correlatas, em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação, levando em consideração temas que sejam importantes para o conhecimento em Física, tais como investigação sobre o Ensino de Física e áreas correlatas, revisão de literatura e fundamentação teórica. 

 

Metodologia, Didática e Prática de Ensino

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos voltados para as estratégias metodológicas, as ações didáticas e as práticas de ensino, em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação, no processo educacional da Física e áreas correlatas.

Formação, Currículos, Programas e Avaliação

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos voltados para formação de professores, seja na formação inicial ou na formação continuada, voltados para os currículos e os programas de ensino, bem como voltados para o processo de avaliação, em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação, no processo  educacional da Física e áreas correlatas.

Materiais, Métodos e Produtos Didáticos

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos gerais voltados para a produção (teórica, experimental ou computacional) de materiais, métodos e produtos didáticos, bem como voltados sobre trabalhos de desenvolvimento em Ensino de Física, em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação, abordando temas de Física e áreas correlatas, que venham a auxiliar o processo educacional da Física e de tais áreas correlatas.

Comunicação em Física

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos em Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como em Linguagem, Cognição, Alfabetização, Letramento e Divulgação da Ciência, considerando tanto espaços formais quanto não formais, em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação, no processo educacional da Física e áreas correlatas.

Filosofia, História e Sociologia da Física

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos em Filosofia, História e Sociologia da Física, levando em conta não só as questões filosóficas, históricas e sociológicas específicas da Física e áreas correlatas, mas, considerando a Filosofia, História e Sociologia voltadas para o processo educacional da Física e áreas correlatas, ao examinar os aspectos da História e Filosofia no Ensino, os aspectos da Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), os aspectos da Educação Urbana versus Educação do Campo, bem como os aspectos da Política Educacional; sempre em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação.

 

Ilustração da Capa

Essa seção destina-se a descrever a ilustração da capa, bem como divulgar informações sobre o autor da ilustração, segundo a natureza do objetivo editorial do Caderno de Física, no que tange à sua capa, i.e., contribuir para a divulgação das Artes com um trabalho artístico.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.