Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão ou manuscrito foi elaborado usando o Microsoft Word, seguindo as normas e estilos do Template do Caderno de Física da UEFS.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Abstract figure ou figura resumo foi enviada, ao final do manuscrito, ou comunicada aos editores?

Diretrizes para Autores

Os artigos publicados no Caderno de Física da UEFS, atendendo a sua orientação editorial, são classificados em nove (09) seções que circunscrevem as diversas áreas de pesquisa em Ensino, História, Filosofia e Sociologia da Física e de Campos do Saber correlatos.

Ademais, em cada seção os manuscritos dos artigos, a serem submetidos, serão classificados, considerando a sua contribuição para a Física e Áreas Correlatas, em: artigo de pesquisa, artigo de revisão e artigo de estudo de caso. O artigo de pesquisa é aquele que apresenta alguma proposta ou contribuição nova, aplicada ou não. O artigo de revisão é aquele que analisa e sintetiza um estudo sobre um determinado tema, dentro da Física ou áreas correlatas, estabelecendo seu Estado da Arte. E o artigo de estudo de caso é aquele no qual se analisa em profundidade uma situação específica, em seu contexto real, que tenha interesse para a comunidade acadêmica, visando seu uso para o entendimento de situações semelhantes.

NOVO TEMPLATE

Disponibilizamos um modelo ou Template em Microsoft Word que os autores devem usar para escrever o submeter um  NOVO manuscrito.  Você pode BAIXAR esse TEMPLATE AQUI. 

Somente serão aceito para revisão aqueles manuscritos elaborados seguindo as normas e estilos do Template do Caderno de Física da UEFS.

 

Artigos

Política padrão de seção

Expediente

O Expediente do volume / número como política normal da revista Caderno de Física da UEFS.

Editorial

O Editorial do volume / número como política normal da revista Caderno de Física da UEFS.

Processo de Ensino-Aprendizagem

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos voltados para o processo de ensino e aprendizagem da Física e áreas correlatas, em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação, levando em consideração temas que sejam importantes para o conhecimento em Física, tais como investigação sobre o Ensino de Física e áreas correlatas, revisão de literatura e fundamentação teórica. 

 

Metodologia, Didática e Prática de Ensino

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos voltados para as estratégias metodológicas, as ações didáticas e as práticas de ensino, em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação, no processo educacional da Física e áreas correlatas.

Formação, Currículos, Programas e Avaliação

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos voltados para formação de professores, seja na formação inicial ou na formação continuada, voltados para os currículos e os programas de ensino, bem como voltados para o processo de avaliação, em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação, no processo  educacional da Física e áreas correlatas.

Materiais, Métodos e Produtos Didáticos

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos gerais voltados para a produção (teórica, experimental ou computacional) de materiais, métodos e produtos didáticos, bem como voltados sobre trabalhos de desenvolvimento em Ensino de Física, em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação, abordando temas de Física e áreas correlatas, que venham a auxiliar o processo educacional da Física e de tais áreas correlatas.

Comunicação em Física

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos em Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como em Linguagem, Cognição, Alfabetização, Letramento e Divulgação da Ciência, considerando tanto espaços formais quanto não formais, em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação, no processo educacional da Física e áreas correlatas.

Filosofia, História e Sociologia da Física

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos em Filosofia, História e Sociologia da Física, levando em conta não só as questões filosóficas, históricas e sociológicas específicas da Física e áreas correlatas, mas, considerando a Filosofia, História e Sociologia voltadas para o processo educacional da Física e áreas correlatas, ao examinar os aspectos da História e Filosofia no Ensino, os aspectos da Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), os aspectos da Educação Urbana versus Educação do Campo, bem como os aspectos da Política Educacional; sempre em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação.

 

Ilustração da Capa

Essa seção destina-se a descrever a ilustração da capa, bem como divulgar informações sobre o autor da ilustração, segundo a natureza do objetivo editorial do Caderno de Física, no que tange à sua capa, i.e., contribuir para a divulgação das Artes com um trabalho artístico.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.