AS MEMÓRIAS VISUAIS DO GRUPO PLAY NEW:

A SWINGUEIRA DOS JOVENS DE SANTO AMARO, BAHIA, ENTRE 2013 E 2015

Authors

  • Daniele dos Santos Miranda Universidade Federal da Bahia
  • Luís Vítor Castro Júnior Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.13102/incorporao.v1i02.10315

Keywords:

Pagode baiano, performances dancantes, elementos estéticos, memória, dança

Abstract

O objetivo deste estudo foi analisar as performances dançantes do grupo Play New, no período entre 2013 e 2015, através de fontes audiovisuais. Buscou-se também discutir as danças produzidas pelo grupo a partir do pagode baiano; revisitar memórias e compreender o contexto histórico do grupo e dos eventos de dança da época; analisar as produções imagéticas, no intuito de identificar os elementos estéticos utilizados durante as apresentações. Partiu-se do entendimento sobre memória coletiva e individual, segundo Rios (2013). Utilizou-se o método de transcrição de vídeo de Lima (2020) e de análise de imagens de Mauad (1996). Contou-se com o suporte dos estudos de Mattos (2013) e Nascimento (2012) para dialogar com conteúdo referente ao pagode baiano. Notou-se que o grupo desenvolveu um estilo singular, mas que partiu de múltiplas referências, e características performáticas ágeis, com “alto” grau de dificuldade, fazendo-o ganhar destaque em seu período de atuação. Os dançarinos realizaram uma formação própria em dança, aprenderam dançando, e se tornaram referência em espetáculo de dança na região, além de proporcionar lazer e diversão para a cidade de Santo Amaro.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luís Vítor Castro Júnior, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor titular-pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/DSAU). Leciona no curso de licenciatura em Educação Física os componentes curriculares: Estudos das Manifestações Culturais e Metodologia do Ensino da Capoeira. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão Artes do Corpo: Memória, Imagem e Imaginário. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na História, Corpo e Arte, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: corpo, capoeira, festa, cultura, fotografia e cinema. Professor do Mestrado em História da UEFS. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (1994), mestrado em Arte e Educação ? Universite du Quebec (2002), doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e Pós-doutor em História da Universidade Federal Fluminense (2016). Vencedor do Prêmio Brasil de Esporte e lazer de Inclusão Social pelo Ministério do Esporte em 2009. Autor dos livros Campos de Visibilidade da Capoeira Baiana: as festas populares, as escolas de capoeira, o cinema e a arte (1955-1985), Encruzilhada Fotográfica de Marcel Gautherot ? quando o corpo na capoeira é festa e labuta, publicado pela EDUFBA em 2018 e organizador do livro Festa e corpo: as expressões artísticas e culturais nas festas populares baianas, publicado pela EDUFBA em 2014.

Published

2023-12-01

How to Cite

dos Santos Miranda, D., & Castro Júnior, L. V. (2023). AS MEMÓRIAS VISUAIS DO GRUPO PLAY NEW:: A SWINGUEIRA DOS JOVENS DE SANTO AMARO, BAHIA, ENTRE 2013 E 2015. inCORPOrAÇÃO, 1(02). https://doi.org/10.13102/incorporao.v1i02.10315

Issue

Section

Artigos