EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE SERROLÂNDIA-BAHIA

Auteurs

Mots-clés :

Educação Inclusiva, Educação Física, Formação de Professores, Pessoa com deficiência, Prática Pedagógica

Résumé

A inclusão escolar tem se tornado um dos principais desafios da Educação Básica brasileira, especialmente após a Declaração de Salamanca (1994), que reforçou o direito de estudantes com deficiência frequentarem classes comuns. Na Educação Física escolar, disciplina historicamente associada ao rendimento corporal, esse desafio assume características específicas. Este estudo analisa percepções de professores de Educação Física, do Ensino Fundamental anos finais, sobre a inclusão de alunos com deficiência em uma escola da rede municipal de Serrolândia-Bahia. Adotou-se abordagem qualitativa e descritiva, com aplicação de questionário estruturado a dois docentes. Os dados foram organizados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), originando dois eixos: desafios enfrentados e perspectivas sobre a inclusão. Os resultados indicam que, embora reconheçam a importância da inclusão, os professores encontram limitações que dificultam sua efetivação, tais como número elevado de alunos, falta de materiais, ausência de formação continuada e escassez de apoio pedagógico especializado. Os docentes relatam insegurança sobre como adaptar atividades e acompanhar individualmente os estudantes com deficiência. Ainda assim, afirmam que a Educação Física tem potencial para promover participação e valorização da diversidade, desde que haja investimento em políticas inclusivas, formação docente e suporte institucional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Patrícia Rocha Angelim da Silva, Secretaria de educação de Serrolândia-Bahia

Graduada em Licenciatura em Educação Física, pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Atuou como visitadora social domiciliar do Programa Criança Feliz, pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Serrolândia-BA. Atua como mediadora da Educação Inclusiva, pela Prefeitura Municipal de Serrolândia-BA (Sec. de Educação). Membro da Associação de Apoio aos Estudantes Universitários de Serrolândia-APEUS. Membro do Lepel-Uneb.

Nathalya Ribeiro Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em licenciatura em Educação Fisica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2008) especialista pela UNEB e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora de Educação Fisíca da Escola Municipal Vivaldo Bittencourt Mascarenhas no município de Conceição da Feira, professora substituta da Universidade Estadual de Feira de Santana -Ba no curso de licenciatura em Educação Física, professora da Faculdade Anísio Teixeira no curso de Pedagogia no município de Feira de Santana- BA, atuando principalmente nos seguintes temas: jogo, educação infantil, formação de professores, lúdico e ludicidade.

Téléchargements

Publiée

2025-12-12

Comment citer

Silva, P. R. A. da, Ramos, M. D. P., & Santos, N. R. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE SERROLÂNDIA-BAHIA. inCORPOrAÇÃO, 3(02). onsulté à l’adresse https://periodicos.uefs.br/index.php/incorporacao/article/view/12350

Numéro

Rubrique

Artigos