Bolaño selvagem e os segredos de Eros e Tânatos: a flecha, o alvo e a escrita
DOI :
https://doi.org/10.13102/lm.v12i1.6614Mots-clés :
Roberto Bolaño, Los detectives salvajes, Vida, Morte, Jogo.Résumé
Partindo da compreensão de que o texto literário se constitui a partir da negociação entre a política, a história e a cultura, estruturas elaboradas sob a orientação das relações produzidas pelos sujeitos, em um tempo-espaço, a presente investigação tem por objetivo analisar as dimensões assumidas pelos binômios luto-melancolia e vida-experiência no romance Los detectives salvajes (1998) do escritor chileno Roberto Bolaño (1953-2003), uma voz representativa da narrativa contemporânea de língua espanhola, compreendida no circuito paradoxal estabelecido entre a Espanha e a América Latina. Desse modo, motivada pela leitura e pela análise do romance, a pesquisa dialoga, em algumas circunstâncias, com diferentes áreas do conhecimento, como a história, a mitologia, a filosofia e a psicanálise, a fim de compreender as diversas formas de comunicação da literatura com outras linguagens, e assim, discutir de que maneira a escrita literária é capaz de tematizar a condição humana, arquitetada, neste caso, nos escombros da genealogia latino-americana.
Téléchargements
Références
BOLAÑO, Roberto. Amuleto. Barcelona: Anagrama, 1999.
BOLAÑO, Roberto. Los detectives salvajes. Barcelona: Editorial Anagrama, 1998.
ESOPO. Grécia Antiga. In: KOVÁCS, Maria Júlia. Morte e desenvolvimento humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.
FLORES, María Antonieta. Notas sobre Los detectives salvajes de Roberto Bolaño. Disponível em: <http://garciamadero.blogspot.com.br/2009/01/notas-sobre-los-detectives-salvajes-de.html>. Acesso em: 22 jul. 2016.
FREUD, Sigmund. [1924]. Uma nota sobre o bloco mágico. In:______. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol XIX . Rio de Janeiro: Imago, 1996.
FREUD, Sigmund. [1915]. As pulsões e suas vicissitudes. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. vol. XIV.
FREUD, Sigmund. [1920]. Além do princípio do prazer. In: Escritos sobre psicologia do inconsciente. Tradução de Luiz Alberto Hanns. Rio de Janeiro: Imago, 1996. vol. II.
FREUD, Sigmund. [1924]. A dissolução do complexo de Édipo. In: Edição standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. vol. XIX.
FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. Tradução de Marilene Carone. São Paulo: Cosac Nayf, 2012.
FRANCHINI, A. S. As melhores histórias da mitologia: deuses, heróis, monstros e guerras da tradição greco-latina. 9. ed. Porto Alegre: L&PM, 2007.
GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Freud e o inconsciente. 24. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
SONTAG, Suzan. A doença como metáfora. Rio de Janeiro: Graal, 2004.
TAVARES, Leandro Anselmo Todesqui. A depressão como “mal-estar” contemporâneo. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Légua & Meia 2021

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.





