FILOSOFIA NOS MOLDES DA POESIA
UM DRAMA POÉTICO QUE PRINCIPIOU O CAMINHO DE VILÉM FLUSSER
DOI:
https://doi.org/10.13102/ideac.v1i49.11114Resumo
RESUMO: O presente artigo procura contextualizar a crítica de Flusser ao discurso acadêmico na filosofia e a busca das alternativas que recorrem a elementos literários. Fontes de inspiração de Flusser podem ser encontradas na filosofia alemã das décadas de 1930 e 1940, mas também no próprio ambiente cultural e intelectual de Praga. Embora Flusser tenha se tornado conhecido pela forma ensaística de seus textos, focamos aos seus primeiros passos no campo da escrita que se deram no campo literário no sentido estrito do termo. Levantamos uma série de aspectos na sua peça poética de teatro Saul (1936) com intuito de apontar às raízes do seu trabalho com texto e do modo de abordar tanto os problemas urgentes da sua época como os temas essencialmente filosóficos.
PALAVRAS-CHAVE: Filosofia alemã, Poesia, Drama, Antissemitismo, Segunda Guerra Mundial.
ABSTRACT: This article seeks to contextualize Flusser's criticism of academic discourse in philosophy and the search for alternatives that use literary elements. Sources of Flusser's inspiration can be found in German philosophy of the 1930s and 1940s, but also in Prague's own cultural and intellectual environment. Although Flusser became known for the essayistic form of his texts, we focus on his first steps in the field of writing, which took place in the literary field in the strict sense of the term. We raised a series of aspects in his poetic play Saul (1936) with the aim of pointing out the roots of his work with text and the way he approached both the urgent problems of his time and essentially philosophical themes.
KEYWORDS: German philosophy, Poetry, Drama, Anti-Semitism, World War II.