METAMORFOSES DA FILOSOFIA MAINSTREAM
O CURSO REGULAR DE FILOSOFIA DE ÁLVARO VIEIRA PINTO
DOI:
https://doi.org/10.13102/ideac.v1i51.11688Resumo
Trata-se de analisar o datiloscrito com o Programa e as aulas taquigrafadas do Curso Regular de Filosofia (CRF), ministrado por Álvaro Vieira Pinto, em 1958, no Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). A posição a ser defendida neste breve artigo, em forma de ensaio, é a de que o documento apresenta, ao mesmo tempo, três movimentos. Primeiro, uma esquematização de ideias já presentes em Ideologia e Desenvolvimento Nacional. Em segundo lugar, tais ideias se mesclam, no Programa, a uma exposição da filosofia de modo tradicional, como conjunto de temas e autores de sua história. Terceiro, o datiloscrito apresenta teses que serão abundantemente desdobradas em obras posteriores do autor, tais como Consciência e Realidade Nacional e O Conceito de Tecnologia. Tal conjunto argumentativo indica que o CRF é um retrato da transição de Vieira Pinto historiador da filosofia para propositor de um sistema filosófico original e próprio aos países subdesenvolvidos.
Downloads
Referências
ANDRADE, Oswald. Manifesto Antropófago. In: ANDRADE, Oswald. Obras Completas (Vol. VI). Rio de Janeiro: ed. Globo, 1970, pp. 11-19. [1970].
CÔRTES, Norma. Esperança e Democracia: As ideias de Álvaro Vieira Pinto. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: ed. UFMG e IUPERJ, 2003.
GALIMATIAS. In: Dicionário Online Caldas Aulete, 2025. Disponível em https://aulete.com.br/galimatias. Acesso em: 07 ABR 2025 [2025].
MONTANS BRAGA, Luiz Carlos. Filosofia, Alienação, Dominação: Álvaro Vieira Pinto e o Conceito de Tecnologia. In: CARVALHO, H. B. A e ABRAHÃO, L. H. de L. Perspectivas da Filosofia da Tecnologia no Brasil. Teresina: EDUFPI, 2024.
RAMOS, Alberto Guerreiro. A redução sociológica. Rio de Janeiro: ed. da UFRJ, 1996.
VIEIRA PINTO, Álvaro. Entrevista [Documentário Civilização & Cultura]. In: Revista de Cultura Vozes, n. 6, ano 64, vol. 64, 1970, pp. 05-20 [1970].
VIEIRA PINTO, Álvaro Curso Regular de Filosofia ‒ Programa e Transcrição de Aulas Taquigrafadas (não revistas pelo autor). Rio de Janeiro: Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). Cópia Fac Símile de exemplar mimeografado do acervo do Prof. Michel Debrun (Acervo do CLEHC, UNICAMP). Disponível em: file:///C:/Users/Luiz%20Carlos/Downloads/Alvaro_Vieira_Pinto_Curso_Regular_de_Fil-1.pdf. Acesso em: 26 MAR 2025 [1958].
VIEIRA PINTO, Álvaro. Nota Introdutória. In: JASPERS, Karl. Razão e anti-razão em nosso tempo. Tradução de Álvaro Vieira Pinto. Rio de Janeiro: edição do Ministério da Educação e Cultura / Instituto Superior de Estudos Brasileiros, 1958a.
VIEIRA PINTO, Álvaro. Ideologia e Desenvolvimento Nacional. 4ª edição. Rio de Janeiro: ed. ISEB, 1960.
VIEIRA PINTO, Álvaro. Consciência e realidade nacional (Vol. I ‒ A consciência ingênua) Rio de Janeiro: ed. do ISEB, 1960a.
VIEIRA PINTO, Álvaro. Consciência e realidade nacional (Vol. II ‒ A consciência crítica) Rio de Janeiro: ed. do ISEB, 1960b.
VIEIRA PINTO, Álvaro. O Conceito de Tecnologia (Vol. I). Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
VIEIRA PINTO, Álvaro. O Conceito de Tecnologia (Vol. II). Rio de Janeiro: Contraponto, 2005a.
VIEIRA PINTO, Álvaro. A Sociologia dos Países Subdesenvolvidos: introdução metodológica ou prática metodicamente desenvolvida da ocultação dos fundamentos sociais do “vale de lágrimas”. José Ernesto de Fáveri (org.). Rio de Janeiro: ed. Contraponto, 2008.
VIEIRA PINTO, Álvaro. Ciência e Existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
VIEIRA PINTO, Álvaro. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: ed. Contraponto, 2020.