AFINIDADES ELETIVAS ENTRE A TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE E A PSICOLOGIA DA LIBERTAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA EM PSICOLOGIA

Autores

  • Stefanie de Almeida Macêdo Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • Thaís de Almeida Santos Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

DOI:

https://doi.org/10.13102/ideac.v1i36.3154

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar as possibilidades de uma formação crítica em psicologia a partir das contribuições da Teoria Crítica da Sociedade e da Psicologia da Libertação. Para tal, debruçamo-nos sobre as proposições de Marcuse, Horkheimer e Adorno na avaliação do compromisso social da ciência e da educação, utilizando suas reflexões como guia para uma análise crítica da relação entre psicologia e barbárie. Também consideramos Martin-Baró como figura essencial para contextualização da conjuntura latino-americana neste debate, sobretudo no que se refere às suas reflexões sobre a universidade e o papel social do psicólogo. Nossa tese é a de que uma formação crítica é imprescindível para o combate à barbárie das práticas psicológicas.

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Publicado

2018-04-30

Edição

Seção

Dossiê