METABÓLITOS ANTIOXIDANTES DA FRAÇÃO EM ACETATO DE ETILA DE FOLHAS DE Lippia Origanoides KUNTH
DOI:
https://doi.org/10.13102/semic.v0i20.3332Resumo
Com amplo uso na medicina popular, a espécie Lippia origanoides é uma planta nativa, que ocorre em alguns estados da região Norte, Nordeste, Centro-oeste e Sudeste, além de outros países da América Latina (SALIMENA, 2014). Estudos realizados sobre a composição química desse vegetal relatam a presença de ácidos fenólicos e flavonoides, os quais podem ser os responsáveis ou podem estar relacionados com o potencial terapêutico dessa e de outras espécies do gênero Lippia (AGUIAR, COSTA; 2005). A atividade antioxidante é um exemplo dos vários efeitos benéficos à saúde atribuídos aos compostos fenólicos presentes nas plantas (ABE et al, 2007).
Agentes antioxidantes são um grupo de substâncias que, quando presentes em concentrações ideais em relação aos substratos oxidáveis, inibem ou atrasam significativamente os processos oxidativos (VAYA; AVIRAM, 2001). Os radicais livres desempenham várias funções essenciais no organismo, porém, o excesso deles pode ser responsável por uma variedade de efeitos, a exemplo do surgimento de câncer, envelhecimento precoce, entre outras doenças (ALVES et al., 2010).
Nesse contexto, a busca por substâncias de origem natural com atividade antioxidante, vem se intensificando nos últimos anos por ser considerada uma estratégia interessante no desenvolvimento de novos fármacos, e sendo assim, estudos fitoquímicos de análise são de grande importância, em razão ao vasto número de metabólitos secundários que podem ser encontrados nos vegetais (CECHINEL FILHO, 1997). Muitos desses compostos são de importância comercial não apenas na área farmacêutica, mas também nas áreas alimentar, agronômica, perfumaria e outras (SIMÕES et al., 2007), justificando, dessa maneira, a necessidade de detectar compostos com potencial antioxidante.
A análise da potência das frações e das substâncias puras em relação à sua concentração, torna-se indispensável, pois prediz se o principal componente químico responsável pela atividade biológica foi realmente determinado, ressaltando assim, a importância e necessidade do isolamento de metabólitos dos vegetais. Tendo em vista a necessidade de aumentar o conhecimento sobre esses metabólitos para possíveis testes biológicos, este trabalho teve por objetivo o isolamento biomonitorado de metabólitos presentes na fração em acetato de etila das folhas de Lippia origanoides, já que esta foi a fração que apresentou os melhores valores de atividade antioxidante, de acordo com testes previamente realizados.