CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS DE PIERRE HADOT AO ENSINO DE FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.13102/ideac.v0i0.2993Resumo
O artigo propõe demonstrar o quanto é possível pensar o ensino de filosofia como problema filosófico. A partir da utilização de conceitos cruciais que, embora não fossem pensados em sua originalidade na relação com ensino de filosofia, possibilitaram desenvolver e reflexionar sobre novas perspectivas para problematizar a questão fundamental do ensinar e aprender filosofia nas salas de aula. Os estudos de Pierre Hadot sobre filosofia antiga fundamentam-se em dois princípios fundamentais: “a filosofia como modo de vida” e “exercícios espirituais”. Neste viés interpretativo utilizou-se lhe de tais conceitos ou princípios, aos quais fundamentam o caráter comum da filosofia antiga, ao longo dos séculos que a cobrem, para se lhe utilizarem como possível caminho interpretativo às questões que envolvem o ensino e o aprendizado de filosofia. Neste propósito, contribuiu-se a esta elaboração hermenêutica, servindo-se de alguns postulados sugeridos pela filósofa e Madre, Montserrat del Ponzo.