Chamadas

Antes de submeter seu texto, leia atentamente as seções Foco e Escopo da Revista e Diretrizes para autores http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/abou

_______________________________________________

CHAMADAS PARA O VOLUME 27 (2026), números 1, 2 e 3 estão ABERTAS

Número 1: Estudos Linguísticos e Filológicos (setembro de 2025 a fevereiro de 2026)

Número 2: Estudos Literários (setembro de 2025 a maio de 2026)

Número 3: Ensino de Línguas e Literaturas (setembro de 2025 a julho de 2026)

_______________________________________________

CHAMADAS PARA DOSSIÊS TEMÁTICOS 2025

Obs.: Na submissão os autores devem escolher a seção Dossiê Temático

_____________________________________________________________________________________________________________

Dossiê: Abordagens funcionalistas, cognitivistas e construcionistas: das perspectivas clássicas aos desenvolvimentos contemporâneos
 
Organizadores:
Natival Almeida Simões Neto (Universidade Federal da Bahia| Universidade Estadual de Feira de Santana)
Diogo Pinheiro (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Augusto Soares da Silva (Universidade Católica Portuguesa)
 
 
Resumo: Este dossiê visa a acolher artigos que se insiram nos paradigmas teóricos da Linguística Funcional, Linguística Cognitiva e Gramática de Construções, visando uma publicação comemorativa que celebre o aniversário de algumas obras que se tornaram fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas nessas áreas no Brasil e na comunidade internacional: (a) 45 anos de “Metaphors We Live By” (Lakoff; Johnson, 1980); (b) 40 anos de “Morphology: A Study of the Relation between Meaning and Form” (Bybee, 1985); (c) 35 anos de “From etymology to pragmatics: metaphorical and cultural aspects of semantic structure” (Sweetser, 1990); (d) 30 anos de “Functionalism and Grammar” (Givón, 1995), “Constructions: A Construction Grammar Approach to Argument” (Goldberg, 1995) e “Lexicogrammatical cartography: English systems” (Matthiessen, 1995); (e) 20 anos de “Construing experience through meaning: a language-based approach to cognition” (Halliday; Matthiessen, 2005) e (e) 15 anos de “Gradience, Gradualness and Grammaticalization” (Traugott; Trousdale, 2010), “Language, Usage and Cognition” (Bybee, 2010) e “Construction Morphology” (Booij, 2010). Assim, são bem-vindos artigos que se orientam teorica e metodologicamente pelas diversas correntes funcionalistas, cognitivistas e construcionistas, desde os modelos mais clássicos até as abordagens mais atuais.   
 
Prazo para sumissão: até 30 de setembro de 2025.
Publicação: Dezembro de 2025
_____________________________________________________________________________________________________________

 

CHAMADAS PARA DOSSIÊS TEMÁTICOS 2026

Obs.: Na submissão os autores devem escolher a seção Dossiê Temático

_______________________________________________

Dossiê: Argumentação Multmodal
 
Organizadora:
Isabel Cristina Michelan de Azevedo (Univesidade Federal de Sergipe)
Márcia Souza Maia e Araujo (Universidade Estadual de Feira de Santana, Instituto Federal da Bahia)
 
Resumo: Esta chamada para publicação de artigos para um número especial, pretende promover diálogo entre estudos sobre argumentação multimodal, considerando diversas perspectivas, de modo a se pensar a natureza da multimodalidade e promover a discussão teórica e a análise de práticas argumentativas em sociedade. As pesquisas no campo da argumentação multimodal apontam diferentes caminhos e impõem desafios essenciais para a reconstrução e a análise do significado construído por distintas modalidades. Nesse contexto, o esforço analítico perpassa posições teóricas e metodológicas, mobilizando várias articulações entre novas tendências e teorias tradicionais de argumentação e de interpretação verbal. Assim, são bem-vindos artigos que se orientam pelas correntes e tendências de pesquisa acerca da argumentação multimodal, bem como se debruçam sobre as ferramentas teórico- metodológicas de análise argumentativa nesse complexo campo.
 
Prazo para sumissão: até 30 de abril de 2026.
Publicação: setembro de 2026
 

CHAMADAS PARA DOSSIÊS TEMÁTICOS 2026

Obs.: Na submissão os autores devem escolher a seção Dossiê Temático

_______________________________________________

Dossiê: Linguística, Educação e Relações Étnico-Raciais: Perspectivas para o Ensino e a Formação
 
Organizadora:

Prof. Dr. Danilo Melo de Morais Carvalho (UEFS/DEDU)

Profa. Dra. Silvana Silva de Farias Araujo (UEFS/DLA-PPGEL)

Profa. Dra. Nilma Lino Gomes (UFMG/FAE,CNPq)

 
Resumo: A educação das relações étnico-raciais é prevista a partir de alguns dispositivos normativos, no âmbito do Estado brasileiro, tais como, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino da História e Cultura Afrobrasileira e Africana e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Tais marcos legais foram instituídos como instrumentos de garantia do direito à educação, articulados ao reconhecimento e à valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro. A implicação da Educação Básica e do Ensino Superior (IES) nesse debate revela-se urgente, uma vez que a implementação desses dispositivos demanda transformações estruturais, curriculares e epistemológicas no ensino, na pesquisa, na extensão, na graduação, na pós-graduação e na internacionalização. Assim, exige-se uma revisão crítica dos paradigmas que orientam as práticas educativas, a produção e a circulação do conhecimento. Nessa perspectiva, esse dossiê é um convite para reflexões interdisciplinares que articulem a linguística, a linguística aplicada e o campo da educação. Serão aceitas contribuições sobre currículo, práticas de ensino, formação de professores e professoras, análise e elaboração de materiais didáticos, valorização das práticas culturais/linguísticas afro-brasileiras e africanas e fundamentos teórico-metodológicos para a educação das relações étnico-raciais.
 
Prazo para sumissão: 01 de outubro  de 2025 a 10 de março de 2026. 
Publicação: novembro de 2026.