O constructicon multilíngue e o ensino de PBL2 para aprendizes surdos
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v25i1.11514Palavras-chave:
Ensino, Surdez, Gramática de construçõesResumo
Neste artigo, apresentamos uma discussão sobre a inadequação da inclusão de surdos em aulas de língua portuguesa como L1, desenvolvemos reflexão crítica sobre um modelo teórico linguístico que permita o desenvolvimento de práticas consistentes com a forma como a gramática bi/multilíngue se organiza cognitivamente e apresentamos uma descrição sobre o funcionamento da produção escrita em PBL2 de surdos, seja no que diz respeito ao que converge com e ao que diverge da língua-alvo. No artigo, trazemos à baila de nossa discussão a revisão da pesquisa de Freitas Jr et al (2018) e a fundamentação teórica da Gramática de Construções Diassistêmica e seu modelo de Constructicon Multilíngue, sobre a arquitetura da representação cognitiva gramatical do falante bilíngue, usuário do par Libras-PB e outros. Por fim, apresentamos e exemplificamos a proposta de ensino de PBL2 para surdos desenvolvida em Freitas Jr (2020). Discutimos suas fases e mostramos atividades que os próprios docentes de PBL2 para surdos podem desenvolver. De base construcional e em diálogo com os PCNLE e as OCEM de língua estrangeira, a proposta é potencialmente mais adaptada às demandas práticas e formativas dos aprendizes surdos de PBL2.
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