Reescrita e escrita: investigando a visão do aluno
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v16i1.1401Resumo
Este artigo apresenta uma análise de uma investigação sobre reescrita e escrita, tendo em vista o olhar do aluno para a prática da reescrita na sala de aula. Como sujeitos, tivemos 30 alunos de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Santo Antônio de Jesus-BA. Utilizamos um questionário aberto, contendo 7 questões sobre o processo de reescrita. Os dados mostraram que a reescrita, conforme orientações e pesquisas atuais, não tem sido uma prática efetiva na sala de aula, uma vez que os dados mostraram que os alunos pouco compreendem o que é o processo de reescrita, fixando em aspectos superficiais do texto como questões gramaticais, ortográficas e de pontuação.
Downloads
Métricas
Referências
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. 3 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
BELTRÃO, Eliana Lúcia S.; GORDILHO, Tereza Cristina S. Diálogo: língua portuguesa, 6º ano. Ed. renovada. São Paulo: FTD, 2009.
______; GORDILHO, Tereza Cristina S. Diálogo: língua portuguesa, 9º ano. Ed. renovada. São Paulo: FTD, 2009.
BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. 3. ed. rev., Campinas, SP: Editora Unicamp, 2012.
ORLANDI. A linguagem e o seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed, 3ª reimpressão. Campinas: Pontes, 1996.
______. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
______. Discurso e leitura. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
TFOUNI, Leda; PAULA, Fernando Silva. Regularidade e acontecimento no funcionamento do discurso pedagógico escolar. Signum, Londrina, n. 16, p.193-213, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista A Cor das Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.