Reescrita e escrita: investigando a visão do aluno

Autores

  • Valquíria Claudete Machado Borba UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Rosemary da Silva Lima Oliveira Universidade do Estado Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v16i1.1401

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de uma investigação sobre reescrita e escrita, tendo em vista o olhar do aluno para a prática da reescrita na sala de aula. Como sujeitos, tivemos 30 alunos de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Santo Antônio de Jesus-BA. Utilizamos um questionário aberto, contendo 7 questões sobre o processo de reescrita. Os dados mostraram que a reescrita, conforme orientações e pesquisas atuais, não tem sido uma prática efetiva na sala de aula, uma vez que os dados mostraram que os alunos pouco compreendem o que é o processo de reescrita, fixando em aspectos superficiais do texto como questões gramaticais, ortográficas e de pontuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valquíria Claudete Machado Borba, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Graduada em Letras/ Português/Inglês (PUCRS - 1996), especialista em Estudos Avançados em Língua Inglesa (PUCRS - 2002), mestre em Letras (PUCRS - 2005) e doutora em Letras e Linguística (UFAL- 2009). Líder do Grupo de Estudos em Educação e Linguagem - GEEL (Diretório Nacional CNPq). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado da Bahia - UNEB no Departamento de Educação - Campus I e professora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS - Campus de Santo Antônio de Jesus). Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Linguística Aplicada à Educação. Áreas de interesse: psicolinguística, leitura, escritura, alfabetização, processos cognitivos, conexionismo, aquisição da linguagem, educação a distância, EJA, formação de professores

Rosemary da Silva Lima Oliveira, Universidade do Estado Estado da Bahia

Graduada em Letras/ Português/Inglês (UNEB - 1999), especialista em Linguística: leitura e produção textual (UNEB - 2002), mestranda em Letras - PROFLETRAS (UNEB/Campus V). É professora da rede estadual da Bahia, mas desde 2004 atua como formadora de Língua Portuguesa do Projeto Gestar (Gestão da Aprendizagem Escolar), do Núcleo Regional de Educação 21. Tem experiência com formação de professores, na área de Letras.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. 3 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

BELTRÃO, Eliana Lúcia S.; GORDILHO, Tereza Cristina S. Diálogo: língua portuguesa, 6º ano. Ed. renovada. São Paulo: FTD, 2009.

______; GORDILHO, Tereza Cristina S. Diálogo: língua portuguesa, 9º ano. Ed. renovada. São Paulo: FTD, 2009.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. 3. ed. rev., Campinas, SP: Editora Unicamp, 2012.

ORLANDI. A linguagem e o seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed, 3ª reimpressão. Campinas: Pontes, 1996.

______. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

______. Discurso e leitura. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

TFOUNI, Leda; PAULA, Fernando Silva. Regularidade e acontecimento no funcionamento do discurso pedagógico escolar. Signum, Londrina, n. 16, p.193-213, 2013.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

Borba, V. C. M., & da Silva Lima Oliveira, R. (2017). Reescrita e escrita: investigando a visão do aluno. A Cor Das Letras, 16(1), 112–127. https://doi.org/10.13102/cl.v16i1.1401