Silêncio e interdito em questões de interpretação de texto de um livro didático de Língua Portuguesa

Autores

  • Palmira Virginia Bahia Heine UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
  • Flágila Marinho UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v16i1.1402

Resumo

Este trabalho objetiva discutir os modos de funcionamento do silêncio no livro didático de Língua Portuguesa da Coleção Diálogo. Com base na Análise de Discurso de linha francesa, observou-se que ocorre uma interdição do acesso à polissemia, impedindo o aluno de acessar os múltiplos sentidos, levando-o apenas a copiar e transcrever partes explícitas do texto. Os resultados mostram que o processo de interpretação de texto proposto nas questões analisadas pressupõe um sujeito passivo que apenas repete sentidos explicitados no texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Palmira Virginia Bahia Heine, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Atualmente é professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Possui doutorado em Linguística pela UFBA e é mestre em Linguística pela mesma instituição. É membro desde 2007 do Nucleo de Pesquisa do Discurso (NUPED) da Universidade Federal da Bahia, é membro da Associção Latino Americana de Estudos do Discurso- ALed. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise de Discurso (GEPEAD), cadastrado no CNPQ, cujas atividades se desenvolvem no Departamento de Letras e Artes da UEFS. É organizadora e tem capítulos publicados nos livros Entre o Texto e o Discurso e Pesquisando o Texto e o Discurso É autora do livro Tramas e Temas em Análise de Discurso, lançado em 2012 pela editora CRV. É Professora do Curso de Mestrado em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente na seguinte área: Análise de Discurso de linha francesa com foco em Pêcheux e Maingueneau.

Flágila Marinho, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Atualmente é professora do município de Feira de Santana. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Participa como pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise de Discurso - GEPEAD coordenado pela profa. Dra. Palmira Heine - UEFS. Possui graduação em PEDAGOGIA pela ENEB - ESCOLA DE NEGÓCIOS OS ESTADO DA BAHIA (2009).

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. 3 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

BELTRÃO, Eliana Lúcia S.; GORDILHO, Tereza Cristina S. Diálogo: língua portuguesa, 6º ano. Ed. renovada. São Paulo: FTD, 2009.

______; GORDILHO, Tereza Cristina S. Diálogo: língua portuguesa, 9º ano. Ed. renovada. São Paulo: FTD, 2009.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. 3. ed. rev., Campinas, SP: Editora Unicamp, 2012.

ORLANDI. A linguagem e o seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed, 3ª reimpressão. Campinas: Pontes, 1996.

______. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

______. Discurso e leitura. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

TFOUNI, Leda; PAULA, Fernando Silva. Regularidade e acontecimento no funcionamento do discurso pedagógico escolar. Signum, Londrina, n. 16, p.193-213, 2013.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

Heine, P. V. B., & Marinho, F. (2017). Silêncio e interdito em questões de interpretação de texto de um livro didático de Língua Portuguesa. A Cor Das Letras, 16(1), 128–138. https://doi.org/10.13102/cl.v16i1.1402