Discurso, argumentação e ensino: elementos para uma abordagem transdisciplinar

Autores

  • Marcos Bispo dos Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v16i1.1403

Resumo

Neste ensaio, tem-se como objetivo apresentar elementos necessários para uma abordagem transdisciplinar de estudo da argumentação, tendo em vista sua aplicação ao processo de ensino-aprendizagem de leitura e produção de textos argumentativos. Partindo do pressuposto de que as perspectivas monodisciplinares da linguística se mostram limitadas para abordar o tema da argumentação em sua complexidade, devido a seu compromisso com a produção de conhecimentos de base em que prevalece a fragmentação do saber, postula-se que tal tarefa só poderia ser levada a termo por uma linguística concebida como ciência aplicada crítica. Assim, defende-se que a estrutura formal da argumentação deve ser depreendida das práticas de linguagem que engendram os gêneros textuais imbuídos, direta ou indiretamente, do objetivo de persuadir. Para isso, propõem-se dois caminhos. O primeiro deles consiste na construção de um aparato teórico-metodológico, a partir da apropriação de construtos teóricos da retórica antiga, da nova retórica e de teorias linguísticas como a pragmática, a linguística textual, a semântica argumentativa, teorias dos gêneros textuais, a análise de discurso, teorias enunciativas, a análise da conversação, da sociologia, dos estudos culturais, da filosofia, da filosofia da linguagem e outras, de acordo com os objetivos do processo de ensino-aprendizagem. O segundo caminho consiste na construção de um dispositivo teórico metodológico capaz de fundamentar práticas de análise e produção de textos argumentativos, concebidos como objetos de extrema complexidade.

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Biografia do Autor

Marcos Bispo dos Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

É doutor em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia, mestre em Letras e Linguística e licenciado em Letras Vernáculas (2005) pela mesma Universidade. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde atua como docente no Colegiado de Letras - Língua Portuguesa e Literaturas, bem como no Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em ensino de língua materna, atuando principalmente nas seguintes áreas: ciências da linguagem e ensino, políticas linguísticas, políticas de ensino de língua materna, formação de professores de língua portuguesa, linguagem e transdisciplinaridade, análise de discurso e linguística textual.

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Publicado

2017-02-13

Como Citar

dos Santos, M. B. (2017). Discurso, argumentação e ensino: elementos para uma abordagem transdisciplinar. A Cor Das Letras, 16(1), 40–57. https://doi.org/10.13102/cl.v16i1.1403