Discurso, argumentação e ensino: elementos para uma abordagem transdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v16i1.1403Resumo
Neste ensaio, tem-se como objetivo apresentar elementos necessários para uma abordagem transdisciplinar de estudo da argumentação, tendo em vista sua aplicação ao processo de ensino-aprendizagem de leitura e produção de textos argumentativos. Partindo do pressuposto de que as perspectivas monodisciplinares da linguística se mostram limitadas para abordar o tema da argumentação em sua complexidade, devido a seu compromisso com a produção de conhecimentos de base em que prevalece a fragmentação do saber, postula-se que tal tarefa só poderia ser levada a termo por uma linguística concebida como ciência aplicada crítica. Assim, defende-se que a estrutura formal da argumentação deve ser depreendida das práticas de linguagem que engendram os gêneros textuais imbuídos, direta ou indiretamente, do objetivo de persuadir. Para isso, propõem-se dois caminhos. O primeiro deles consiste na construção de um aparato teórico-metodológico, a partir da apropriação de construtos teóricos da retórica antiga, da nova retórica e de teorias linguísticas como a pragmática, a linguística textual, a semântica argumentativa, teorias dos gêneros textuais, a análise de discurso, teorias enunciativas, a análise da conversação, da sociologia, dos estudos culturais, da filosofia, da filosofia da linguagem e outras, de acordo com os objetivos do processo de ensino-aprendizagem. O segundo caminho consiste na construção de um dispositivo teórico metodológico capaz de fundamentar práticas de análise e produção de textos argumentativos, concebidos como objetos de extrema complexidade.
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