Saberes e Posições Teórico-Metodológicas em Ciências Humanas

Autores

  • Ari Lima UNEB

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v14i1.1449

Resumo

Neste artigo, propõe-se discutir a pesquisa nas ciências humanas, em particular na Antropologia, como uma questão do trato e da elaboração de linguagem heterodoxa sobre o que se fala, sobre aquele do qual se fala e sobre aquele que fala. Deste modo, pretende-se enfatizar que se a pesquisa nas ciências humanas normalmente é determinada por uma realidade socio- cultural exterior, possível de objetivação, por outro lado, aspectos relaciona- dos à corporalidade e subjetividade do pesquisador orientam sua compreen- são e método de pesquisa. No trabalho que segue, o método de pesquisa é problematizado em relação à condição racial negra assim como em relação à orientação homossexual durante longo tempo ausentes, não nomeadas ou não vislumbradas nos estudos sobre o negro e as relações raciais no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALVES, Arivaldo de Lima. A experiência do samba na Bahia. Práticas corporais, raça e mascu- linidade. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), Departamento de Antropologia, UnB, Brasília, 2003.

AZEVEDO, Thales. As elites de cor numa cidade brasileira. Um estudo de ascensão social & classes sociais e grupos de prestígio. Salvador: EDUFBA/EGBA, 1996.

BACELAR, Jeferson Afonso. Sociologia da sócio-antropologia do negro na Bahia. In: Anuário Antropológico, 79. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1981, p. 261-276.

BACELAR, Jeferson. Donald Pierson e os brancos e pretos na Bahia. In: Id. A hierarquia das Raças. Negros e brancos em Salvador. Rio de JaneirJ: Pallas, 2001, p. 89-105.

BACELAR, Jeferson. Modernização e cultura dos negros em Salvador. In: Id. A hierarquia das raças. Negros e brancos em Salvador. Rio de Janeiro: Pallas, 2001, p. 187-201.

BARRETO, Afonso Henriques Lima. Recordações do escrivão Isaías Caminha. São Paulo: Ática, 1984.

BARRETO, Afonso Henriques Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Brasiliense, 1974.

BARRETO, Afonso Henriques Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Ática, 1998.

BROOKSHAW, David. Raça e cor na literatura brasileira. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983. CLIFFORD, James. Introduction: Partial Truths. In: CLIFFORD, James; MARCUS, George E.

Writing Culture. The Poetics and Politics of Ethnography. Berkeley/Los Angeles/London:

University of California Press, 1986, p. 1-26.

FERNANDES, Florestan. A Integração do negro na sociedade de classes, v. 1 e 2. São Paulo: Ática, 1978.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Racismo e anti-racismo no Brasil. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril Cultural, 1978. Coleção os Pensadores.

OLIVEIRA, Lucia Lippi. A sociologia do guerreiro. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.

Downloads

Publicado

2017-02-22

Como Citar

Lima, A. (2017). Saberes e Posições Teórico-Metodológicas em Ciências Humanas. A Cor Das Letras, 14(1), 15–28. https://doi.org/10.13102/cl.v14i1.1449