RELATO PESSOAL: COM UM SEIXO ROLADO NA SALA DE VISITAS (OU “LIKE A ROLLING STONE”): DE SABER ACADÊMICO E SABERES TRADICIONAIS NA POSSÍVEL PRODUÇÃO DE ALGUMA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v14i1.1457Resumo
A educação escolar indígena é um campo em que se discute bas- tante sobre as possibilidades de relação entre conhecimento acadêmico e conhecimentos tradicionais, em especial no âmbito da formação de profes- sores indígenas. Numa visão a partir da Antropologia enquanto “ciência” de mediação entre diferentes “lógicas” de conhecimento, valho-me de relato autobiográfico para afirmar uma dimensão de tradicionalidade também no conhecimento dito “acadêmico”, criticar as perspectivas de “articulação” ou “síntese” entre essas diferentes lógicas e defender a radicalidade da experiência da alteridade como via possível, tênue que seja, para o diálogo e as interrelações entre formas de conhecimento, tomadas aqui como diferentes cosmovisões.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista A Cor das Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.