RELATO PESSOAL: COM UM SEIXO ROLADO NA SALA DE VISITAS (OU “LIKE A ROLLING STONE”): DE SABER ACADÊMICO E SABERES TRADICIONAIS NA POSSÍVEL PRODUÇÃO DE ALGUMA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Autores

  • José Augusto Laranjeiras Sampaio UNEB

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v14i1.1457

Resumo

A educação escolar indígena é um campo em que se discute bas- tante sobre as possibilidades de relação entre conhecimento acadêmico e conhecimentos tradicionais, em especial no âmbito da formação de profes- sores indígenas. Numa visão a partir da Antropologia enquanto “ciência” de mediação entre diferentes “lógicas” de conhecimento, valho-me de relato autobiográfico para afirmar uma dimensão de tradicionalidade também no conhecimento dito “acadêmico”, criticar as perspectivas de “articulação” ou “síntese” entre essas diferentes lógicas e defender a radicalidade da experiência da alteridade como via possível, tênue que seja, para o diálogo e as interrelações entre formas de conhecimento, tomadas aqui como diferentes cosmovisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-02-22

Como Citar

Sampaio, J. A. L. (2017). RELATO PESSOAL: COM UM SEIXO ROLADO NA SALA DE VISITAS (OU “LIKE A ROLLING STONE”): DE SABER ACADÊMICO E SABERES TRADICIONAIS NA POSSÍVEL PRODUÇÃO DE ALGUMA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. A Cor Das Letras, 14(1), 177–186. https://doi.org/10.13102/cl.v14i1.1457