Relações de poder: sedução e religiosidade em Maria Luísa, de Lúcia Miguel Pereira

Autores

  • Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida Universidade Estadual de Montes Claros-MG

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v18i1.1588

Resumo

O presente texto tem o propósito de estudar as relações de poder configuradas pela educação religiosa católica e pela sedução masculina exercidas sobre a personagem Maria Luísa, na obra homônima, de Lúcia Miguel Pereira. Publicada em 1933, Maria Luísa traz intensa sintonia com os princípios ideológicos daqueles tempos e conserva, de certo modo, uma preocupação com a ordem social, prevista e reiterada pelos meios de difusão do pensamento católico, como a revista A Ordem, a quem Lúcia contribui como escritora

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros-MG

Doutora em Literatura pela UNB. Doutora em Literatura Espanhola pela USP. Mestre em Literatura Brasileira pela UFMG.

 

Unidade de atuação- Docente do Departamento de Comunicação e Letras e do Mestrado em Letras/Estudos Literários da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Pesquisadora das relações de gênero, identidade, alteridade na ficção da literatura brasileira, espanhola e hispanoamericana. Atualmente, pesquisa a crítica produzida por Lúcia Miguel Pereira nas décadas de 1930 e 1940 e a literatura infanto-juvenil realizada por escritoras mineiras.

 

 

Autora dos livros O legado ficcional de Lúcia Miguel pereira- escritos da tradição, e “Por trás do véu e da espada”- o disfarce subjacente à representação das personagens cervantinas, publicados pela Editora Mulheres e Crítica, poética e relações de gênero: uma releitura de Memórias de um sargento de milícias, publicado pela Editora Annablume. Organizadora dos livros Nas Margens do fato- escritos sobre as Novelas, de Cervantes e Diálogos literários- a literatura do Século de ouro espanhol e as literaturas brasileira, francesa e inglesa e Relendo Dom Quixote- ensaios breves, os três últimos publicados pela Editora Unimontes

Referências

BADINTER, Elisabeth. XY: sobre a identidade masculina. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

BUENO, Luís. Uma história do romance de 30. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Campinas: Editora da Unicamp, 2006.

CANDIDO, Antonio. Lúcia. In: O albatroz e o chinês. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2004. p. 127-132.

DEL PRIORE, Mary. História do amor no Brasil. São Paulo: Contexto, 2005.

MENDONÇA, Bernardo de. A leitora e seus personagens: profecias e memórias dos anos 30. In: PEREIRA, Lúcia Miguel. A leitora e seus personagens: seleta de textos publicados em periódicos (1931- 1943), e em livros. Prefácio, Bernardo de Mendonça; pesquisa bibliográfica, seleção e notas, Luciana Viégas- Rio de Janeiro: Grafia Editorial, 1992. p. xii-xx.

NOLASCO, Sócrates. De Tarzan a Homer Simpson: banalização e violência masculina em sociedades contemporâneas ocidentais. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

PEREIRA, Lúcia Miguel. Maria Luísa. In: PEREIRA, Lúcia Miguel. Ficção reunida. Curitiba: Ed. da UFPR, 2006.

WANDERLEY, Márcia Cavendish. Lúcia Miguel Pereira: do conservadorismo ao liberalismo. In: RAMALHO, Christina (Org.) Literatura e feminismo. Propostas teóricas e reflexões críticas. Rio de Janeiro: Elo Editora, 1999. p.73-84.

Downloads

Publicado

2017-06-03

Como Citar

Almeida, E. A. R. L. de. (2017). Relações de poder: sedução e religiosidade em Maria Luísa, de Lúcia Miguel Pereira. A Cor Das Letras, 18(1), 190–202. https://doi.org/10.13102/cl.v18i1.1588