(Ence)nação teatral: A representação do feminino em The Countess Cathleen, de William Yeats

Autores

  • Raimundo Expedito dos Santos Sousa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adelaine LaGuardia Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v18i1.1618

Resumo

Este artigo examina as figurações do feminino em The Countess Cathleen, primeira peça que o escritor William Yeats escreveu para o Irish Literary Theatre, veio teatral do nacionalismo cultural irlandês. A peça foi produzida em um projeto de nação que, a fim de provar a virilidade dos homens nativos, subestimada pelo imperialismo britânico, instaurou um código de hipermasculinidade que demandava, em complemento, um código de hiperfeminilidade análogo. Atento às especificidades desse contexto de produção, o trabalho focaliza a construção da protagonista, a Condessa Cathleen, com ênfase na dicotomia entre erotismo e sacrifício. A análise permite considerar que Yeats se valeu de elementos da hagiografia como forma de heroificar a personagem como emblema da resignação feminina e, sobretudo, como modo de salientar a incompatibilidade entre o ethos sacrificial e o amor romântico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raimundo Expedito dos Santos Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG); mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com financiamento da Capes/REUNI.

Adelaine LaGuardia, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do programa de mestrado em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei.

Referências

ANDERSON, Benedict. Imagined Communities: Reflections on the Origin and Spread of Nationalism. London: Verso, 1983.

BATAILLE, Georges. L’érotisme. Paris: Minuit, 1957.

BOFF, Leonardo. O rosto materno de Deus: ensaio interdisciplinar sobre o feminismo e suas formas religiosas. Rio de Janeiro: Vozes, 1979.

BOYD, Ernest. Ireland’s Literary Renaissance. Dublin, London: Maunsel & Co., 1916.

CASSIDY, James F. The Women of the Gael. Boston: The Stratford Company Publishers, 1922.

CHATTERJEE, Partha. Whose Imagined Community. In: CHATTERJEE, Partha. The Nation and its Fragments: Colonial and Postcolonial Histories. Princeton: Princeton University Press, 1993, p. 3-13.

CULLINGFORD, Elizabeth B. Yeats, Ireland, and Fascism. New York: New York University Press, 1981.

DEAN, Joan F. Riot and Great Anger: Stage Censorship in Twentieth Century Ireland. Madison: University of Wisconsin Press, 2010.

ELLIOTT, Dyan. Spiritual Marriage: Sexual Abstinence in Medieval Wedlock. Princeton: Princeton university press, 1993.

FRAZIER, Adrian. Behind the Scenes: Yeats, Horniman, and the Struggle for the Abbey Theatre. Berkeley, Los Angeles: University of California Press, 1990.

FREUD, Sigmund (1906). Tipos Psicopáticos no Palco. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v. VII. Rio de Janeiro. Imago, 1969.

GREGORY, Lady Augusta. Our Irish Theatre: A Chapter of Autobiography. New York: G. P. Putnam's Sons, 1913.

GRIFFITH, Arthur. Editorial. United Irishman, 8 de novembro de 1902, p. 1.

HETHMON JR, Robert Henry. The theatre's anti-self: a study of the symbolism of Yeats’ unpopular plays. Stanford, 1956. Tese (Doutorado). Dept. of Speech and Drama, Stanford University, Stanford, 1956.

HUGHES, H. Stuart. Consciousness and Society: The Reorientation of European Social Thought, 1890-1930. New York: Alfred A. Knopf, 1958.

INNES, Catherine L. The Cambridge Introduction to Postcolonial Literatures in English. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

INNES, Catherine L. Woman and Nation in Irish Literature and Society, 1880-1935. Athens: University of Georgia Press, 1993.

JOÃO PAULO II. Apostolic Letter Novo Millennio Ineunte of His Holiness Pope John Paul II to the Bishops Clergy and Lay Faithful at the Close of the Great Jubilee of the Year 2000. Vaticano, 6 de janeiro de 2001. Disponível em: <http://www.doxaweb.com/assets/novo.pdf> Acesso: 25 mar. 2017.

LARKIN, Emmet. The Devotional Revolution in Ireland, 1850-75. American Historical Review, v. 77, n. 3, p. 625-652, 1972.

MARCUS, Phillip L. Yeats and the Beginning of the Irish Renaissance. Syracuse, New York: Syracuse University Press, 1987.

MURRAY, Christopher. Twentieth-Century Irish Drama: Mirror Up to Nation. Manchester: Manchester University Press, 1997.

O’DONNELL, Frank Hugh. Celtic Drama in Dublin. Freeman’s Journal, I, 1899a, p. 6.

O’DONNELL, Frank Hugh. Souls for Gold: A Pseudo-Celtic Drama in Dublin. London: Nassau Press, 1899b.

O'DONNELL, Frank Hugh. The Stage Irishman of the Pseudo-Celtic Drama. London: John Long, 1904.

O’DONOGHUE, M. J. Men and Movements. Winona: St. Mary’s Training School, 1919.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. O canibalismo amoroso: o desejo e a interdição em nossa cultura através da poesia. São Paulo: Brasiliense, 1985.

SPARLING, C. John. The Irish-Canuck-Yankee. Chicago: M. A. Donohue & Company, 1913.

SOMMER, Doris. Foundational Fictions: The National Romances of Latin America. Berkeley, Los Angeles, Oxford: University of California Press, 1991.

YEATS, William Butler. Dramatis personae, 1896-1902: Estrangement, The Death of Synge, The Bounty of Sweden. London: The Macmillan Company, 1936.

YEATS, William Butler (1899). The Countess Cathleen. In: Poems. London: T. Fisher Unwin, 1912, p. 1-111.

WARNER, Marina. Alone of All Her Sex: The Myth and the Cult of the Virgin Mary. London: Picador, 1976.

Downloads

Publicado

2017-06-03

Como Citar

Sousa, R. E. dos S., & LaGuardia, A. (2017). (Ence)nação teatral: A representação do feminino em The Countess Cathleen, de William Yeats. A Cor Das Letras, 18(1), 97–106. https://doi.org/10.13102/cl.v18i1.1618