O que é feito da sombra? As manifestações do fantástico no conto “Luzeiro”, de James Frederico Rocha Coelho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v18i1.1624

Resumo

Este ensaio analisa o conto “Luzeiro”, de James Frederico Rocha Coelho, autor brasileiro contemporâneo, sob a perspectiva do fantástico. Para tanto, discute os conceitos de estranho, maravilho e fantástico, ao mesmo tempo em que enfatiza o papel do narrador-personagem como condutor e mantenedor da ambiguidade desse tipo de narrativa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Perna Filho; Heleno Godói de Sousa, Universidade Federal de Goiás - UFG

Francisco Perna Filho é doutorando em Letras e Linguística: Estudos Literários - UFG. Mestre em Letras e Linguística: Estudos Literários - UFG (2000) e Possui graduação em Letras Vernáculas pela PUC Goiás (1991).Professor Universitário, Procurador Institucionais, Escritor, autor de cinco livros,sendo três de poesia: Refeição - 2001, As Mobilias da Tarde - 2006 e Visgo Ilusório 2009, um de Crítica Literária: Criação e Vanguarda - Bopp & Barros - 2007, e um de crônicas e contos: O Rio Tocantins engoliu meu avô-2012. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Literaturas de Língua Portuguesa, Estudos Literários, Língua Portuguesa, Redação e Expressão Oral, Leitura e Produção de Texto Científico.


Heleno Godói de Sousa ou Heleno Godoy possui licenciatura plena em Português-Inglês e Literaturas Correspondentes pela Universidade Católica de Goiás (1976), mestrado em Modern Letters pela University of Tulsa (1981) e doutorado em Letras (Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é  professor titular aposentado de Literaturas de Língua Inglesa na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, com atuação na graduação e pós-graduação. Foi, durante trinta e dois anos, professor Adjunto de Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria da Literatura no Departamento de Letras da Universidade Católica de Goiás, com atuação na graduação e pós-graduação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária, em que ministrou cursos de Teoria da Narrativa). Tem experiência na área de Literaturas de Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Inglesa e Teoria da Literatura (especialmente Narratologia, teoria do texto poético, teoria o texto dramático). É escritor (poeta, contista e romancista, com mais de dez livros publicados, tendo recebido vários prêmios, entre eles os das Bolsas de Publicação "Hugo de Carvbalho Ramos" e "José Décio Filho".

Referências

ARISTÓTELES. Poética. In BRUNA, Jaime. A poética clássica. Org. e trad. Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 1990.

FURTADO, Filipe. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Livros Horizonte, 1980.

JACKSON, Rosemary. Fantasy – The literature of Subversion. London: Routledge, 1998.

COELHO, James Frederico Rocha. Histórias civilizadas (contos). Goiânia: América, 2015.

RODRIGUES, Selma Calasans. O fantástico. São Paulo: Ática, 1988.

SAGE, Victor, Org. The Gothic Novel – A Casebook. London: Macmillan, 1990.

Downloads

Publicado

2017-06-03

Como Citar

Perna Filho; Heleno Godói de Sousa, F. (2017). O que é feito da sombra? As manifestações do fantástico no conto “Luzeiro”, de James Frederico Rocha Coelho. A Cor Das Letras, 18(1), 163–176. https://doi.org/10.13102/cl.v18i1.1624