A influência da escolaridade no processo de variação de concordância verbal na língua usada em Serra Talhada

Autores

  • Juliana da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Renata Lívia de Araújo Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v19i4Especial.2863

Resumo

O presente artigo tem o propósito de analisar a influência da variável extralinguística escolaridade no processo de variação de concordância verbal na língua usada no sertão pernambucano. Nossa fundamentação teórica- metodológica segue os pressupostos da Sociolinguística Variacionista de Labov (2008[1972]). Os estudos variacionistas sobre a concordância verbal no português brasileiro apontam que esse fenômeno é altamente variável, e condicionado pela influência de fatores linguísticos e sociais. Neste trabalho, estamos considerando os seguintes níveis de escolaridade: o ensino fundamental, o ensino médio e o ensino superior, para que possamos verificar quais destes níveis de escolarização propiciam um favorecimento na marcação da regra de concordância verbal. Os resultados alcançados apontam um favorecimento na marcação de CV no falar serra-talhadense, sendo que a variável social escolaridade foi apontada como a segunda variável mais significativa para o nosso estudo.

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Publicado

2018-03-07

Como Citar

da Silva, J., & Santos, R. L. de A. (2018). A influência da escolaridade no processo de variação de concordância verbal na língua usada em Serra Talhada. A Cor Das Letras, 19(4Especial), 124–139. https://doi.org/10.13102/cl.v19i4Especial.2863