“Se essa rua fosse minha”:

memórias, transformações e usos da Rau João Pessoa, Aracaju (1943-2020)

Autores

  • Ana Carla Evangelista Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Rose Elke Debiasi Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.13102/barh.v1i2.10172

Resumo

O presente artigo aborda a importância da Rua João Pessoa, Aracaju, para a construção da identidade do povo aracajuano. Dito isso, nosso principal objetivo é identificar os principais usos, memórias e transformações da rua entre os anos de 1943 e 2020. Por meio de questionários, aplicado via Google Forms, buscamos compreender a relação de pertencimento existente entre os moradores e o patrimônio edificado da Rua João Pessoa. O pano de fundo do artigo é a preocupação com a preservação do patrimônio edificado, bem como o papel deste na construção da memória e da identidade do aracajuano. Para tal intento, foi imprescindível a utilização de um arcabouço teórico interdisciplinar (História, Patrimônio, Arquitetura, Educação), em diálogo com a Museologia. Finalmente, cabe dizer que este trabalho também visa colaborar com os trabalhos de educação patrimonial, podendo servir como base para futuras produções a respeito do tema abordado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carla Evangelista, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Bacharela em Museologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Participa de projetos de pesquisa e de extensão nas áreas da memória, da educação patrimonial, do patrimônio cultural e dos desafios enfrentados nas/pelas instituições museológicas.

Rose Elke Debiasi, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora do Curso de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Historiadora e museóloga pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-doutora pela UFSC. Integrante da ProjetAH - História das Mulheres, Gênero, Imagens, Sertões. É organizadora das coletâneas Terra e Memórias: vivências, conflitos e conquistas no(s) rural(is) do Brasil (2018) e Movimentos Sociais e Resistência no Sul do Brasil (2020).

Downloads

Publicado

2024-01-02

Como Citar

Evangelista, A. C., & Debiasi, R. E. (2024). “Se essa rua fosse minha”: : memórias, transformações e usos da Rau João Pessoa, Aracaju (1943-2020) . Baraúnas: Revista De História, 1(2), 64–84. https://doi.org/10.13102/barh.v1i2.10172