Edições anteriores

  • Ensino de História, Educação e desafios do enfrentamento ao negacionismo histórico
    v. 1 n. 1 (2023)

    A Baraúnas: revista de História do Programa de Pós-Graduação (Latu Sensu) em História da Bahia, orgulhosamente, vem a público apresentar o lançamento de seu primeiro número: O dossiê temático intitulado “Ensino de História, Educação e desafios do enfrentamento ao negacionismo histórico” organizado pelos historiadores, o Prof. Dr. José Augusto Ramos da Luz (UEFS), a Profª. Drª Ana Heloísa Molina (UEL) e o Prof. Dr. Carlos Augusto Lima Ferreira (UEFS). Nele constam seis trabalhos, sendo dois para o dossiê temático, três para a seção livre e uma resenha. 

     

  • História, Patrimônios e Museus: diálogos, representações e perspectivas
    v. 1 n. 2 (2024)

    É com grande satisfação que apresentamos o segundo dossiê da Revista Baraúnas. Ele foi organizado com a intenção de receber estudos interdisciplinares que versem sobre o patrimônio cultural brasileiro em suas distintas facetas, com base em análises que envolvam a valorização de bens pouco conhecidos como representativos de aspectos da história do povo brasileiro e de suas particularidades regionais, com ênfase no Nordeste.

     

    Nesse sentido, se revelam as principais justificativas deste dossiê: a colaboração entre diferentes campos do conhecimento para o estudo do Patrimônio Cultural e a busca por vivificar abordagens que tragam as marcas de realidades sociais locais nos Estados nordestinos.