ENSINO DE HISTÓRIA:

O NEGACIONISMO EM TEMPO DE “INFOXICAÇÃO”, “INFODEMIA” E “INFOCALIPSE” SOB A ÉDIGE DO LETRAMENTO HISTÓRICO

Autores

  • Jades Daniel Nogalha de Lima Universidade Estadual de Goiás
  • Andréa Kocchann Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Ensino de história, Negacionismo, Informação, desinformação, Letramento histórico

Resumo

O presente artigo propõe uma análise do ensino de História diante do negacionismo e do excesso de informação que influencia o conhecimento científico na contemporaneidade. Assim, defende a aplicação de letramentos no ensino de História baseando-se nas múltiplas formas de ensinar e aprender na atualidade, propondo uma discussão ampla e próxima a Teoria e a Didática da História como arma para a desinformação. Destacando-se a problemática: “como se desenvolvem os negacionismos voltados para o ensino de História na sociedade em tempos de “infoxicação”, “infodemia” e “infocalipse”? Elenca-se o objetivo geral que é o de discutir os negacionismos voltados para o ensino de História na sociedade em tempos de “infoxicação”, “infodemia” e “infocalipse”. A justificativa pela escolha dessa temática se alicerça pelo fato das ameaças advindas do pensamento negacionista frente à abundância de informações na contemporaneidade. A discussão teórica baseou-se em autores como Nikitiuk (2012) sobre a prática de ensino de História, Burke (1991) na discussão sobre “Nova História”, Rüsen (1992, 2001, 2015) sobre ensino de História, Rocha (2020) e Lee (2012; 2016) a respeito de letramento histórico. Tal temática é parte da pesquisa em andamento de dissertação de mestrado, apresentada ao grupo GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade, como atividade acadêmica com o propósito de promover e fomentar reflexões a respeito da didática e das práticas de ensino do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão, Educação e Tecnologias – UEG.

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Biografia do Autor

Jades Daniel Nogalha de Lima, Universidade Estadual de Goiás

Mestrando em Gestão, Educação e Tecnologia (Stricto Sensu) pela UEG-GO. Especialista em Letramentos e práticas interdisciplinares (Lato Sensu) pela UnB-DF, em 2015. Especialista em Metodologia do Ensino de História (Lato Sensu) pela FSL-SP, em 2005. Graduado em História pela UPIS-DF, em 2002. Membro GEFOPI - Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade/UEG. Professor de História na Secretaria de Educação do DF (SEEDF) desde 2003.

Andréa Kocchann, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutora em Educação, PUC - GO, Doutora em Educação UnB - DF, Mestre em Educação, PUC - GO, Pedagoga, UEG - GO, Docente, UEG - GO, Coordenadora do Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI).

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Publicado

2023-05-17

Como Citar

Nogalha de Lima, J. D., & Kocchann, A. (2023). ENSINO DE HISTÓRIA: : O NEGACIONISMO EM TEMPO DE “INFOXICAÇÃO”, “INFODEMIA” E “INFOCALIPSE” SOB A ÉDIGE DO LETRAMENTO HISTÓRICO. Baraúnas: Revista De História, 1(1). Recuperado de https://periodicos.uefs.br/index.php/baraunas/article/view/9132