ENSINO DE HISTÓRIA E PRÁTICA EXTENSIONISTA

DESAFIOS FRENTE AOS NEGACIONISMOS HISTÓRICOS NO QUILOMBO MATINHA DOS PRETOS

Autores

  • Yuri Caetano Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Cristina de Assis Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Palavras-chave:

Ensino de história, Prática extensionista, Negacionismo, Educação Escolar Quilombola

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo  apresentar os resultados parciais de uma prática extensionista realizada pelos alunos do curso de licenciatura em História da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em uma comunidade quilombola. De forma mais enfática, buscou-se evidenciar as lutas sociais e resistências da comunidade Matinha dos Pretos em seus enfrentamentos aos negacionismos históricos durante a ampliação de movimentos conservadores no último governo. Para isso, a atividade realizada se desenvolveu no âmbito do ensino de História, a partir de práticas que mobilizassem os professores e alunos no contexto das discussões sobre antirracismo impulsionadas em novembro de 2022. Para isso, a metodologia do trabalho foi desenvolvida a partir da produção didática de uma cartilha, cujos conhecimentos históricos pretenderam a viabilização de uma aprendizagem que se tornasse contínua sobre a cultura e a memória quilombola. Essa proposta se torna relevante tendo em vista a emergência do debate sobre a curricularização da extensão que acontece na UEFS e em todas as Instituições de Ensino Superior (IES). Por sua vez, o texto pretende contribuir para esse debate a partir de uma experiência da prática extensionista, embora não esgote essa discussão, apresentando desafios e avanços nesta modalidade de educação tão cara à atualidade. Por fim, as reflexões suscitadas ao longo da escrita também convidam a pensar sobre o potencial do ensino de História em caráter extensionista para a promoção da transformação social, entendendo que este somente se sustenta pautado na tríade: universidade, comunidade e escola.

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Biografia do Autor

Yuri Caetano, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Graduando de Licenciatura em História na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail: contato.yuricaetano@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9880-3386

Cristina de Assis, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Professora Assistente da área de prática de ensino de História do Departamento de Educação na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). E-mail: cfassis@uefs.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7365-6823

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Publicado

2023-05-17

Como Citar

Caetano, Y., & de Assis, C. (2023). ENSINO DE HISTÓRIA E PRÁTICA EXTENSIONISTA: DESAFIOS FRENTE AOS NEGACIONISMOS HISTÓRICOS NO QUILOMBO MATINHA DOS PRETOS. Baraúnas: Revista De História, 1(1). Recuperado de https://periodicos.uefs.br/index.php/baraunas/article/view/9188