ENSINO DE HISTÓRIA E PRÁTICA EXTENSIONISTA
DESAFIOS FRENTE AOS NEGACIONISMOS HISTÓRICOS NO QUILOMBO MATINHA DOS PRETOS
Palavras-chave:
Ensino de história, Prática extensionista, Negacionismo, Educação Escolar QuilombolaResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados parciais de uma prática extensionista realizada pelos alunos do curso de licenciatura em História da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em uma comunidade quilombola. De forma mais enfática, buscou-se evidenciar as lutas sociais e resistências da comunidade Matinha dos Pretos em seus enfrentamentos aos negacionismos históricos durante a ampliação de movimentos conservadores no último governo. Para isso, a atividade realizada se desenvolveu no âmbito do ensino de História, a partir de práticas que mobilizassem os professores e alunos no contexto das discussões sobre antirracismo impulsionadas em novembro de 2022. Para isso, a metodologia do trabalho foi desenvolvida a partir da produção didática de uma cartilha, cujos conhecimentos históricos pretenderam a viabilização de uma aprendizagem que se tornasse contínua sobre a cultura e a memória quilombola. Essa proposta se torna relevante tendo em vista a emergência do debate sobre a curricularização da extensão que acontece na UEFS e em todas as Instituições de Ensino Superior (IES). Por sua vez, o texto pretende contribuir para esse debate a partir de uma experiência da prática extensionista, embora não esgote essa discussão, apresentando desafios e avanços nesta modalidade de educação tão cara à atualidade. Por fim, as reflexões suscitadas ao longo da escrita também convidam a pensar sobre o potencial do ensino de História em caráter extensionista para a promoção da transformação social, entendendo que este somente se sustenta pautado na tríade: universidade, comunidade e escola.