NOTAS PRELIMINARES SOBRE O ENALTECIMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO BAIANO POR INTELECTUAIS VINCULADOS AO INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA (1910-1940)

Autores

  • Sura Souza Carmo UFS
  • Filipe Arnaldo Cezarinho

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar um estudo preliminar da proeminência dos intelectuais vinculados ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia na promoção e preservação do patrimônio histórico baiano. Por meio de publicações saudosistas e de enaltecimento do antigo poder político econômico baiano é possível vislumbrar como o patrimônio foi utilizado para fortalecer um discurso que buscava inserir novamente a Bahia no cenário político nacional em um período de estagnação econômica e desprestígio no meio político. É possível caracterizar os intelectuais que valorizaram o patrimônio baiano como vinculados a elite agrária, ocupantes de cargos públicos no governo do estado ou na igreja, ou seja, membros de uma elite econômica, política e religiosa em decadência nas primeiras décadas da república. A metodologia utilizada foi a análise qualitativa de publicações de intelectuais baianos vinculados a agremiação no período analisado.  Dessa forma, a valorização do patrimônio pelos intelectuais do IGHB, mais do que uma preocupação com os vestígios materiais do passado, foi uma forma de manter em destaque uma opulência senhorial do período colonial que estava se tronando apenas uma memória entre a elite local.

Palavras-chave: Patrimônio; Representação; Bahia; Intelectuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-17

Como Citar

Carmo, S. S., & Cezarinho, F. A. . (2023). NOTAS PRELIMINARES SOBRE O ENALTECIMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO BAIANO POR INTELECTUAIS VINCULADOS AO INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA (1910-1940). Baraúnas: Revista De História, 1(1). Recuperado de https://periodicos.uefs.br/index.php/baraunas/article/view/9394