A EVASÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: UM OLHAR ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS DE VIDA

CONTRIBUTIONS TO STUDIES ON DROPOUT IN LICENSE COURSES IN PHYSICS: A VIEW THROUGH LIFE STORIES

Autores

  • FERNANDO SILVA Departamento de Ensino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT, Campus Avançado de Guarantã do Norte
  • Renata Pojar Programa de Pós Graduação Interunidades Ensino de Ciências - IFUSP https://orcid.org/0000-0002-0363-1866

DOI:

https://doi.org/10.13102/cad.fs.uefs.v21i02.10113

Resumo

A ausência de políticas públicas educacionais com foco na valorização profissional do professor contribui consideravelmente para a falta destes com formação específica e, consequentemente, de formação qualificada. Diante desta realidade, muitas e complexas podem ser as causas que evidenciam a situação, entretanto, a quantidade de formados é um problema latente, devido principalmente a grande evasão nos cursos de licenciatura em física. Deste modo, este estudo se propõe a investigar quais são os fatores que contribuem para a permanência do estudante, a partir da escolha pela profissão docente. Assim, buscamos responder e compreender este problema através da metodologia de histórias de vida, por métodos qualitativos de obtenção e análise dos dados com professores licenciados em Física através de uma entrevista semiestruturada de cunho autobiográfico. Pudemos identificar diferentes aspectos que justificaram a permanência dos professores no curso. E, destacamos que esses dados revelam que a questão é complexa, desenvolvendo-se em diferentes âmbitos, o que significa, também, que deve requerer diferentes formas de enfrentamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Pojar, Programa de Pós Graduação Interunidades Ensino de Ciências - IFUSP

Mestre em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (Modalidade: Física) no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2018) e graduada em Licenciatura Plena em Física (2009) pela mesma instituição. Atualmente Coordenadora efetiva da rede municipal de São Paulo e professora de Física da rede estadual de São Paulo. Ao longo dos últimos anos lecionou em escolas particular e pública de São Paulo. Graduada em Direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2004. Também possui especialização em Gestão Escolar pela Universidade da Cidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

27-12-2023

Como Citar

SILVA, F., & Pojar, R. (2023). A EVASÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: UM OLHAR ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS DE VIDA: CONTRIBUTIONS TO STUDIES ON DROPOUT IN LICENSE COURSES IN PHYSICS: A VIEW THROUGH LIFE STORIES. Caderno De Física Da UEFS, 21(02), 2601.1–16. https://doi.org/10.13102/cad.fs.uefs.v21i02.10113

Edição

Seção

Filosofia, História e Sociologia da Física