A EVASÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: UM OLHAR ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS DE VIDA
CONTRIBUTIONS TO STUDIES ON DROPOUT IN LICENSE COURSES IN PHYSICS: A VIEW THROUGH LIFE STORIES
DOI:
https://doi.org/10.13102/cad.fs.uefs.v21i02.10113Resumo
A ausência de políticas públicas educacionais com foco na valorização profissional do professor contribui consideravelmente para a falta destes com formação específica e, consequentemente, de formação qualificada. Diante desta realidade, muitas e complexas podem ser as causas que evidenciam a situação, entretanto, a quantidade de formados é um problema latente, devido principalmente a grande evasão nos cursos de licenciatura em física. Deste modo, este estudo se propõe a investigar quais são os fatores que contribuem para a permanência do estudante, a partir da escolha pela profissão docente. Assim, buscamos responder e compreender este problema através da metodologia de histórias de vida, por métodos qualitativos de obtenção e análise dos dados com professores licenciados em Física através de uma entrevista semiestruturada de cunho autobiográfico. Pudemos identificar diferentes aspectos que justificaram a permanência dos professores no curso. E, destacamos que esses dados revelam que a questão é complexa, desenvolvendo-se em diferentes âmbitos, o que significa, também, que deve requerer diferentes formas de enfrentamento.
Downloads

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 FERNANDO SILVA, Renata Pojar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.