AFFORDANCES EM DOCUMENTÁRIOS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DE INTERPRETAÇÃO DE ESTUDANTES
AFFORDANCES IN DOCUMENTARIES AS INDUCTORS OF STUDENT INTERPRETATION MISTAKES
DOI:
https://doi.org/10.13102/cad.fs.uefs.v21i02.10176Resumo
O conceito semiótico de affordance negativo vem sendo direcionado para a área de educação científica com a finalidade de identificar características impróprias de equipamentos e experimentos que tendem a levar aprendizes a cometerem equívocos conceituais e de ação devido a seus designs. Este estudo avança em relação a esses estudos e mostra que a ideia de affordances negativos é capaz de se estender para filmes de gênero documentário, muitas vezes usados como material didático complementar durante o ensino. Tendo isso em vista, um trecho de documentário de história da física é examinado a partir da leitura de affordances negativos e, com isso, se faz ver que o trecho apresenta potencial para direcionar, espectadores e estudantes para entendimentos equivocados para os quais o filme não pretendia transmitir.
Downloads

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 LABURÚ, SILVA, Camargo Filho, ZÔMPERO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.