AFFORDANCES EM DOCUMENTÁRIOS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DE INTERPRETAÇÃO DE ESTUDANTES

AFFORDANCES IN DOCUMENTARIES AS INDUCTORS OF STUDENT INTERPRETATION MISTAKES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13102/cad.fs.uefs.v21i02.10176

Resumo

O conceito semiótico de affordance negativo vem sendo direcionado para a área de educação científica com a finalidade de identificar características impróprias de equipamentos e experimentos que tendem a levar aprendizes a cometerem equívocos conceituais e de ação devido a seus designs. Este estudo avança em relação a esses estudos e mostra que a ideia de affordances negativos é capaz de se estender para filmes de gênero documentário, muitas vezes usados como material didático complementar durante o ensino. Tendo isso em vista, um trecho de documentário de história da física é examinado a partir da leitura de affordances negativos e, com isso, se faz ver que o trecho apresenta potencial para direcionar, espectadores e estudantes para entendimentos equivocados para os quais o filme não pretendia transmitir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LABURÚ, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Docente do Depto de Física da Universidade Estadual de Londrina - PR. Doutor em Educação pela USP/ São Paulo.

SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Físico do Depto de Física da Universidade Estadual de Londrina - PR. Doutor em Educação para a Ciência pela Unesp/Bauru - SP.

Camargo Filho, Universidade Federal Tecnológica do Paraná - Campus de Londrina.

Docente da Universidade Federal Tecnológica do Paraná - Campus de Londrina. Doutor em Ensino de Ciências e Educação Científica pela UEL.

ZÔMPERO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Docente do Depto de Biologia da Universidade Estadual de Londrina - PR. Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL- Londrina - PR.

Downloads

Publicado

27-12-2023

Como Citar

EDUARDO LABURÚ, C., HENRIQUE MOURA DA SILVA, O., Sérgio de Camargo Filho, P., & DE FREITAS ZÔMPERO, A. (2023). AFFORDANCES EM DOCUMENTÁRIOS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DE INTERPRETAÇÃO DE ESTUDANTES: AFFORDANCES IN DOCUMENTARIES AS INDUCTORS OF STUDENT INTERPRETATION MISTAKES. Caderno De Física Da UEFS, 21(02), 2501.1–16. https://doi.org/10.13102/cad.fs.uefs.v21i02.10176

Edição

Seção

Comunicação em Física