REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NO ENSINO DE FÍSICA

REFLECTIONS ON THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN THE TEACHING OF PHYSICS

Autores

  • Emmely Ketlem Rosas Meireles Universidade Federal do Amazonas
  • Evelym Chaves Meireles Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-7030-358X
  • Lúcio Fábio Pereira da Silva Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.13102/cad.fs.uefs.v21i02.10316

Resumo

Neste ensaio apresentam-se reflexões acerca da Teoria dos Campos Conceituais, objetivando evidenciar seus impactos e contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Física no contexto da Educação Básica. O estudo surge da necessidade de fornecer uma base teórica sólida, com foco tanto no ensino quanto na aprendizagem, para potencializar as abordagens didáticas no ensino da Física. Inicialmente apresentam-se informações acerca do estado atual do ensino de Física, destacando seus desafios e problemas. Em seguida, dialoga-se sobre a Teoria dos Campos Conceituais e suas orientações didáticas para nortear as práticas pedagógicas dos professores e promover situações de aprendizagem mais significativas aos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emmely Ketlem Rosas Meireles, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Ciências: Matemática e Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

Evelym Chaves Meireles, Universidade Federal do Tocantins

Possui Licenciatura em Ciências: Matemática e Física pela Universidade Federal do Amazonas (2019), Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa(2022), Especialização em Docência do Ensino Superior e em Metodologias para o Ensino de Matemática e Física pela Faculdade Dom Alberto (2019) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2022). Integra o Grupo de pesquisa Formação de Professores: fundamentos e metodologias de ensino - Forprof (UFT/CNPQ). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Associação Plena em Rede - EDUCANORTE) na Universidade Federal do Tocantins.

Lúcio Fábio Pereira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

 

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Amazonas (2005), mestrado em Física na área de Gravitação e Cosmologia pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e doutorado em Física na área de Gravitação e Cosmologia pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Física Teórica, Física Matemática com ênfase em Relatividade, Gravitação e teoria de campos. Atualmente desenvolve estudos sobre Filosofia e história da ciência, assim como o Ensino de Ciências e Matemática. Na pós- graduação é docente permanente no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (PROFIS) - Pólo 4 - UFAM/IFAM e Polo 64 UFAM. Coordenador do Residência Pedagógica- Física UFAM Campus de Itacoatiara desde 2020. Líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática e Física.

Downloads

Publicado

22-12-2023

Como Citar

Rosas Meireles, E. K., Chaves Meireles, E., & Pereira da Silva, L. F. (2023). REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NO ENSINO DE FÍSICA: REFLECTIONS ON THE THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS IN THE TEACHING OF PHYSICS. Caderno De Física Da UEFS, 21(02), 2101.1–13. https://doi.org/10.13102/cad.fs.uefs.v21i02.10316

Edição

Seção

Processo de Ensino-Aprendizagem