Ensino de eletrostática e a deficiência visual, relato de experiência sobre a inclusão em classe regular de ensino
THE TEACHING OF ELECTROSTATICS AND VISUAL IMPAIRMENT, EXPERIENCE REPORT ON INCLUSION IN REGULAR TEACHING CLASSES
DOI:
https://doi.org/10.13102/cad.fs.uefs.v21i02.10355Resumo
Apresentamos um relato de experiência sobre o ensino de eletrostática realizado em uma turma de terceiro ano do ensino médio, em uma escola estadual da região oeste do Paraná, durante o estágio curricular obrigatório. Tendo por objetivo apresentar as experiências e perspectivas das pesquisadoras em relação a uma proposta de intervenção, proporcionando reflexões em alunos do Ensino Médio sobre a deficiência visual e a promoção da inclusão em sala de aula. Pressupomos que a realização de dinâmicas apresentaram aos estudantes uma melhor convivência entre os pares. A partir da realização de dinâmicas e intervenções definimos como desafio: como promover uma reflexão em alunos videntes, buscando efetivar a inclusão por meio de aulas ministradas com base nas perspectivas dos alunos? Para isso realizamos um questionário promovendo algumas reflexões nos alunos. Objetivando uma melhor interação entre os alunos dessa turma e um ensino de Física de qualidade e inclusivo, onde todos os alunos aprendem em conjunto. Os resultados obtidos e as reflexões do relato vivenciado, evidenciam a importância da colaboração dos alunos para que a inclusão seja efetivada e conquistemos a escola inclusiva, ressaltamos a necessidade de repensar algumas atitudes.
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