UMA ANÁLISE DAS DEFINIÇÕES DE FLUXO DE UM VETOR EM FONTES DIDÁTICAS

AN ANALYSIS OF THE DEFINITIONS OF VECTOR FLOW IN DIDACTIC SOURCES

Autores

  • Jornandes Jesús Correia Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, 45.083 - 900, Vitória da Conquista – BA

DOI:

https://doi.org/10.13102/cad.fs.uefs.v21i02.10473

Resumo

Objetiva-se investigar em fontes didáticas a definição de Fluxo de um Vetor. As etapas de investigação são: inventário das fontes; formulação das hipóteses; análise das definições; e conclusão. A investigação das definições se procedeu nas seguintes fontes didáticas: dicionários; livros didáticos de nível médio e de nível superior; e sites da internet. De acordo com o Teorema de Ostrogradski-Gauss, inconsistências foram encontradas nas estruturas lógicas dos textos das definições da maioria dos textos analisados. Tais inconsistências podem dar origem a obstáculos epistemológicos, de modo a comprometer a aprendizagem significativa sobre o fluxo de uma grandeza vetorial.

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Publicado

27-12-2023

Como Citar

Correia, J. J. (2023). UMA ANÁLISE DAS DEFINIÇÕES DE FLUXO DE UM VETOR EM FONTES DIDÁTICAS: AN ANALYSIS OF THE DEFINITIONS OF VECTOR FLOW IN DIDACTIC SOURCES. Caderno De Física Da UEFS, 21(02), 2502.1–14. https://doi.org/10.13102/cad.fs.uefs.v21i02.10473

Edição

Seção

Comunicação em Física