Física divertida: o uso de brinquedos para o ensino da Mecânica
Fun Physics: Using Toys to Teach Mechanics
DOI:
https://doi.org/10.13102/cad.fs.uefs.v22i01.11093Resumo
Neste trabalho, propomos uma sequência didática para o ensino de Física de maneira lúdica baseada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, utilizando brinquedos como recurso pedagógico para alunos do ensino médio. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a fim de explorar a origem dos mais diversos tipos de brinquedos, alguns dos quais foram construídos utilizando materiais facilmente encontrados no cotidiano. O objetivo principal desta pesquisa é explicar o funcionamento de alguns brinquedos selecionados com base em princípios e conceitos da Mecânica, de modo que os alunos possam compreendê-los de maneira mais intuitiva e prazerosa. Com a sequência didática (SD) produzida, espera-se tornar o ensino desta disciplina mais atraente e divertido para os alunos, uma vez que a SD pode ser utilizada por professores de Física do ensino médio para o ensino da Mecânica.
Downloads
Referências
PIASSI, LUÍS P. C. Que Física ensinar no 2º grau? Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física). Ins-tituto de Física e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1995.
LIMA, E. A. GAIO; D. C. FÍSICA: a importância da experimentação associada ao lúdico. Cuiabá, 2009.
CAVALCANTE, K. A Importância da Matemática do Ensino Fundamental na Física do Ensino Médio. Canal do Educador, Estratégia de Ensino, Física. 2010.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.
DE FREITAS, Rafael Medeiros et al. A utilização do ioiô como ferramenta de pesquisa educacional. Brazilian Journal of De-velopment, v. 7, n. 2, p. 12693-12703, 2021.
HALLYDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física: mecânica. 9° ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2012.
BONJORNO; CLINTON; CASEMIRO. Física, vol. 1: Mecânica. 3ª Ed. São Paulo. Editora FTD. 2016.
Cristiano, E., Da Silva, H., Denise, E., Brito, S., & Lima De Aguiar, C. R. (2020). HISTÓRIA DAS INFÂNCIAS EM SÃO LE-OPOLDO/RS: OS BRINQUEDOS E A CULTURA LÚDICA DO BRINCAR EM UMA CIDADE DE COLONIZA-ÇÃO ALEMÃ NO SUL DO BRASIL (INÍCIO DO SÉCULO XX). Revista do curso de história Araguaína 12. N.2 (2020), 165–186.
Featonby, D. Can we understand the tippee top? Physics Education, v. 49 (2014).
FRAZZON, Lúcia Morosini. Teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Revista Pedagógica, v. 1, n. 3, p. 07-32, 1999.
DA SILVA, João Batista. A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel: uma análise das condições necessá-rias. Research, Society and Development, v. 9, n. 4, p. e09932803-e09932803, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Flávio Moura, Júlia Kelly

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
