Análise epistemológica na noção de espaço na formação docente para o ensino médio

Epistemological analysis of the notion of space in teacher training for secondary education

Autores

  • José Vieira do Nascimento Júnior Departamento de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS, Av. Transnordestina, s/n - Feira de Santana, Novo Horizonte - BA, 44036-900, Brasil. Mestrado Profissional em Astronomia-MPAstro, Departamento de Física-DFIS, Universidade Estadual de Fei-ra de Santana-UEFS, Av. Transnordestina, s/n - Feira de Santana, Novo Horizonte - BA, 44036-900, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.13102/cad.fs.uefs.v22i01.11577

Palavras-chave:

epistemologia, didática, espaço

Resumo

Neste artigo propomos elementos para uma análise epistemológica da noção de espaço geométrico com possibilidades de implementação na formação de professores para o Ensino Médio. O contexto da análise foi o da formação docente na disciplina Astroquímica no tema “Teoria do big bang”, no Mestrado em Astronomia da Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil. O quadro teórico é o da metodologia da Engenharia Didática de Michèle Artigue, e Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, combinadas com as teorias cosmológicas mais recentes. O principal objetivo didático é o de criar condições favoráveis à introdução da Física Moderna no Ensino Médio. O objetivo de investigação é o de compreender como a Epistemologia e Didática da Física se relacionam. Assim, o avanço do conhecimento dos alunos é uma variável didática importante que poderá ser usada na validação dos modelos didáticos decorrentes da aplicação da proposta.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almouloud, S. (2022). Fundamentos da Didática da Matemática. 2ª ed. Ed. UFPR, Curitiba. 344p. ISBN 978-65-87448-76-3.

Artigue, M. (1989). Ingénierie didactique. Publications de l’Institut de recherche mathématiques de Rennes. Rennes, fascicule S6, p. 124-128. http://www.numdam.org/item?id=PSMIR_1989___S6_124_0. Arendt, H. (2005). A crise na Educação, In: Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva. BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do co-nhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. 316 p.

Brousseau, G. (2008). Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Pau-lo: Ática. 128p. ISBN 978 85 08 1966 0.

Nascimento, N.; Nascimento Júnior, J. (2020). Ensino de conceitos geométricos em artes na escola básica: usos do tangram na metodologia da engenharia didática. Educação e a apropriação e reconstrução do conhecimento científico 2. Ponta Grossa - PR: Atena. DOI 10.22533/at.ed.0892002127.

Nobel, A. (2011). Royal Swedish Academy of Sciences. In: https://www.nobelprize.org/prizes/physics/2011/press-release/. Stockholm. Acesso em 20/11/2023.

Ramos, T.; Scarinci, A. (2013). Análise de concepções de tempo e espaço entre estudantes do ensino médio, segundo a epistemologia de Gaston Bachelard. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciên-cias, v. 13, n. 2, p. 1-17.

Schiller, C. (2021). Motion Mountain. Relativity and Cosmology. The adventure of physics – vol. II. Thirty-first edition. Disponível em .

Tipler, P.; Llewellyn, R. (2019). Física moderna. 6ª ed. Rio de Janeiro: LTC. 487 p. ISBN 978-85-216-2607-7.

Vergnaud, G. (2009). A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Tradução Maria Lúcia Faria Moro; revisão técnica Maria Tereza Carneiro Soares. – Cu-ritiba: Ed. da UFPR, 322p.

Downloads

Publicado

21-06-2024

Como Citar

do Nascimento Júnior, J. V. (2024). Análise epistemológica na noção de espaço na formação docente para o ensino médio: Epistemological analysis of the notion of space in teacher training for secondary education. aderno e Física a EFS, 22(01), 1403.1–07. https://doi.org/10.13102/cad.fs.uefs.v22i01.11577

Edição

Seção

Materiais, Métodos e Produtos Didáticos