CONHECIMENTO PODEROSO E IDEIAS FUNDAMENTAIS: UMA PROPOSTA DE CURRÍCULO EM ESPIRAL PARA A FÍSICA ESCOLAR

POWERFUL KNOWLEDGE AND FUNDAMENTAL IDEAS: A SPIRAL CURRICULUM PROPOSAL FOR SCHOOL PHYSICS

Autores

  • Luís Gomes de Lima Universidade Federal do Paraná - DEC, PPGECEMTE e Programa de Pós-doutorado do IEA-USP.

DOI:

https://doi.org/10.13102/cadfsuefs.v20i02.9300

Resumo

O presente trabalho investiga a proposição de um currículo de física em espiral baseado no conhecimento poderoso e nas ideias  fundamentais. Busca-se a construção de um currículo de física que garanta o acesso dos estudantes, especialmente das escolas  públicas, ao conhecimento clássico, ao saber sistematizado, para que possam, de fato, se emancipar por meio do chamado  conhecimento poderoso. Nessa proposta, rejeitamos a extinção da disciplina de física, e o esvaziamento curricular na atual Base Nacional Comum Curricular e no Novo Ensino Médio. A investigação aponta para a possibilidade de um currículo de física amplo, que supera o pragmatismo e a diminuição dos saberes da física nas propostas curriculares atuais. Como resultados, o currículo de física em espiral, formado por meio das ideias fundamentais, promove o conhecimento poderoso e potencializa a  compreensão dos estudantes sobre novos saberes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-10-2022

Como Citar

Gomes de Lima, L. . (2022). CONHECIMENTO PODEROSO E IDEIAS FUNDAMENTAIS: UMA PROPOSTA DE CURRÍCULO EM ESPIRAL PARA A FÍSICA ESCOLAR: POWERFUL KNOWLEDGE AND FUNDAMENTAL IDEAS: A SPIRAL CURRICULUM PROPOSAL FOR SCHOOL PHYSICS. Caderno De Física Da UEFS, 20(02), 2301.1–28. https://doi.org/10.13102/cadfsuefs.v20i02.9300

Edição

Seção

Formação, Currículos, Programas e Avaliação