CONHECIMENTO PODEROSO E IDEIAS FUNDAMENTAIS: UMA PROPOSTA DE CURRÍCULO EM ESPIRAL PARA A FÍSICA ESCOLAR
POWERFUL KNOWLEDGE AND FUNDAMENTAL IDEAS: A SPIRAL CURRICULUM PROPOSAL FOR SCHOOL PHYSICS
DOI:
https://doi.org/10.13102/cadfsuefs.v20i02.9300Resumo
O presente trabalho investiga a proposição de um currículo de física em espiral baseado no conhecimento poderoso e nas ideias fundamentais. Busca-se a construção de um currículo de física que garanta o acesso dos estudantes, especialmente das escolas públicas, ao conhecimento clássico, ao saber sistematizado, para que possam, de fato, se emancipar por meio do chamado conhecimento poderoso. Nessa proposta, rejeitamos a extinção da disciplina de física, e o esvaziamento curricular na atual Base Nacional Comum Curricular e no Novo Ensino Médio. A investigação aponta para a possibilidade de um currículo de física amplo, que supera o pragmatismo e a diminuição dos saberes da física nas propostas curriculares atuais. Como resultados, o currículo de física em espiral, formado por meio das ideias fundamentais, promove o conhecimento poderoso e potencializa a compreensão dos estudantes sobre novos saberes.
Downloads

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luís Gomes de Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.