POSSÍVEL ANALOGIA ENTRE A TERMODINÂMICA E A ELETRICIDADE NO ENSINO MÉDIO
POSSIBLE ANALOGY BETWEEN THERMODYNAMICS AND ELECTRICITY IN HIGH SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.13102/cadfsuefs.v20i02.9306Resumo
No decorrer do tempo, os educadores de física sempre estão em busca de novas formas de aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem. Uma dessas formas é por meio da utilização de analogias para tornar os conceitos ensinados mais “reais” para os estudantes. O uso dessa ferramenta didática no âmbito do eletromagnetismo quase sempre tenta relacionar a mecânica de líquidos (como a água) com o movimento de campos elétricos e magnéticos. Portanto, neste trabalho, foi desenvolvida uma nova analogia, que utiliza grandezas termodinâmicas para o ensino de grandezas ligadas à eletricidade. Para verificar uma possível validade do uso dessa analogia, usamos quatro argumentos que utilizam conceitos presentes nos livros didáticos de Gaspar (2016a), Gaspar (2016b), Luz, Alvarez & Guimarães (2016a), Luz, Alvarez & Guimarães (2016b), Biscuola, Bôas & Doca (2016a) e Biscuola, Bôas & Doca (2016b). Tais argumentos também podem ser usados para inspirar professores na sala de aula. Verificamos que a analogia desenvolvida possui alguns pontos interessantes, pois ela permite, por exemplo, que o estudante relacione ciclos termodinâmicos com circuitos elétricos. Porém, ao mesmo tempo, demonstra-se limitada, pois não podemos usá-la para entender grandezas magnéticas ou grandezas vetoriais, como força e campo elétrico.
Downloads

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diego Nonato Bastos Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.