A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM FÍSICA NO BRASIL: INTERIORIZAÇÃO E PRODUTIVIDADE NAS NOVAS IFES
UNIVERSITY TEACHING IN PHYSICS IN BRAZIL: INTERIORIZATION AND PRODUCTIVITY IN THE NEW IFES
DOI:
https://doi.org/10.13102/cadfsuefs.v20i02.9308Resumo
Neste estudo, com o objetivo de avaliar as consequências da interiorização do ensino superior brasileiro sobre a prática docente, o trabalho de professores universitários de Física de três instituições federais de ensino superior criadas a partir do programa REUNI e que possuem pelo menos um curso de graduação em Física foi analisado quantitativamente nos aspectos relacionados à carga horária didática, a quantidade de disciplinas distintas ministradas e a produção acadêmica. Em que pese a constatação acerca da grande variabilidade média de disciplinas ministradas por estes docentes em um período de cinco anos, principalmente quando comparada à realidade de instituições consolidadas localizadas em grandes centros, não foi possível perceber uma correlação entre carga horária crescente e diminuição da produção acadêmica. Quando analisada a produção docente no período, percebeu-se a sua grande variabilidade, com razões que vão desde a capacidade heterogênea de produção de cada docente, aliado ao fato de haver um corpo docente em formação em nível de doutorado, ou até mesmo a uma estrutura administrativa que demanda jovens pesquisadores exercendo funções administrativas, em detrimento das atividades de pesquisa e extensão. Seja na perspectiva da excelência da docência superior atrelada à pesquisa ou vinculada à uma pedagogia inclusiva, transversal e um tanto quanto subjetiva, a excessiva diversidade de componentes, bem como os altos encargos, impactam ambos os caminhos para a dita excelência e, evidentemente, pode acarretar impactos individuais.
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