A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM FÍSICA NO BRASIL: INTERIORIZAÇÃO E PRODUTIVIDADE NAS NOVAS IFES

UNIVERSITY TEACHING IN PHYSICS IN BRAZIL: INTERIORIZATION AND PRODUCTIVITY IN THE NEW IFES

Autores

  • Murilo Sodré Marques Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias, Universidade Federal do Oeste da Bahia, Rua da Prainha, 1392, Morada Nobre, CEP 47810-059, Barreiras, BA, Brasil.
  • Wanisson Silva Santana Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias, Universidade Federal do Oeste da Bahia, Rua da Prainha, 1392, Morada Nobre, CEP 47810-059, Barreiras, BA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.13102/cadfsuefs.v20i02.9308

Resumo


Neste estudo, com o objetivo de avaliar as consequências da interiorização do ensino superior brasileiro sobre a prática docente, o trabalho de professores universitários de Física de três instituições federais de ensino superior criadas a partir do programa REUNI e que possuem pelo menos um curso de graduação em Física foi analisado quantitativamente nos aspectos relacionados à carga horária didática, a quantidade de disciplinas distintas ministradas e a produção acadêmica. Em que pese a constatação acerca da grande variabilidade média de disciplinas ministradas por estes docentes em um período de cinco anos, principalmente quando comparada à realidade de instituições consolidadas localizadas em grandes centros, não foi possível perceber uma correlação entre carga horária crescente e diminuição da produção acadêmica. Quando analisada a produção docente no período, percebeu-se a sua grande variabilidade, com razões que vão desde a capacidade heterogênea de produção de cada docente, aliado ao fato de haver um corpo docente em formação em nível de doutorado, ou até mesmo a uma estrutura administrativa que demanda jovens pesquisadores exercendo funções administrativas, em detrimento das atividades de pesquisa e extensão. Seja na perspectiva da excelência da docência superior atrelada à pesquisa ou vinculada à uma pedagogia inclusiva, transversal e um tanto quanto subjetiva, a excessiva diversidade de componentes, bem como os altos encargos, impactam ambos os caminhos para a dita excelência e, evidentemente, pode acarretar impactos individuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-10-2022

Como Citar

Sodré Marques, M. ., & Silva Santana, . W. . (2022). A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM FÍSICA NO BRASIL: INTERIORIZAÇÃO E PRODUTIVIDADE NAS NOVAS IFES: UNIVERSITY TEACHING IN PHYSICS IN BRAZIL: INTERIORIZATION AND PRODUCTIVITY IN THE NEW IFES. Caderno De Física Da UEFS, 20(02), 2602.1–15. https://doi.org/10.13102/cadfsuefs.v20i02.9308

Edição

Seção

Filosofia, História e Sociologia da Física