ENSINO DE FÍSICA PARA OS ALUNOS DO PROEJA UTILIZANDO A GAMIFICAÇÃO NA PLATAFORMA QUIZIZZ
PHYSICS TEACHING FOR PROEJA STUDENTS USING GAMIFICATION ON THE QUIZZZ PLATFORM
DOI:
https://doi.org/10.13102/cad.fs.uefs.v21i02.9990Resumo
O presente trabalho propôs responder a seguinte questão de pesquisa “Quais as potencialidades apontadas pelos alunos do PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – sobre o uso de atividades gamificadas por meio da plataforma Quizizz para o ensino de Física?”. Com o intuito de responder esse questionamento, em um primeiro momento, foram feitos estudos bibliográficos sobre metodologias ativas e sobre a utilização da gamificação em educação. A pesquisa tem caráter exploratório e qualitativo, tendo 6 estudantes do PROEJA como participantes. Os estudantes tiveram uma aula tradicional, do tipo expositiva, e outra aula com o mesmo conteúdo, porém envolvendo atividades gamificadas. Em seguida, os alunos responderam a um questionário no qual eles apresentaram suas percepções sobre a metodologia utilizada. Os resultados dos questionários apontam que a utilização de metodologias ativas, como a gamificação, são uma possibilidade para facilitar o aprendizado e melhorar engajamento do estudante, mas vale ressaltar que os resultados apontados pelos estudantes foram voltados a uma aula diferente, mais dinâmica e interativa, os mesmos gostaram tanto da aula gamificada quanto da aula tradicional, por ser bem aplicada e por apresentar um experimento que despertou a atenção da classe. Portanto, se torna clara a necessidade de inserir novas metodologias na formação de futuros professores e capacitar os já atuantes no ramo. Por outro lado, buscando fornecer uma capacitação aos professores, devem ser considerados a falta de recursos tecnológicos, assim como a falta de interesse por parte de alguns docentes na busca de novas metodologias, possivelmente causada pelas condições de trabalho e pela baixa remuneração.
Downloads

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Kaue Henrique Tamarozzi, Evandro Tortora

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.