ENSINO DE FÍSICA PARA OS ALUNOS DO PROEJA UTILIZANDO A GAMIFICAÇÃO NA PLATAFORMA QUIZIZZ

PHYSICS TEACHING FOR PROEJA STUDENTS USING GAMIFICATION ON THE QUIZZZ PLATFORM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13102/cad.fs.uefs.v21i02.9990

Resumo

O presente trabalho propôs responder a seguinte questão de pesquisa “Quais as potencialidades apontadas pelos alunos do PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – sobre o uso de atividades gamificadas por meio da plataforma Quizizz para o ensino de Física?”. Com o intuito de responder esse questionamento, em um primeiro momento, foram feitos estudos bibliográficos sobre metodologias ativas e sobre a utilização da gamificação em educação. A pesquisa tem caráter exploratório e qualitativo, tendo 6 estudantes do PROEJA como participantes. Os estudantes tiveram uma aula tradicional, do tipo expositiva, e outra aula com o mesmo conteúdo, porém envolvendo atividades gamificadas. Em seguida, os alunos responderam a um questionário no qual eles apresentaram suas percepções sobre a metodologia utilizada. Os resultados dos questionários apontam que a utilização de metodologias ativas, como a gamificação, são uma possibilidade para facilitar o aprendizado e melhorar engajamento do estudante, mas vale ressaltar que os resultados apontados pelos estudantes foram voltados a uma aula diferente, mais dinâmica e interativa, os mesmos gostaram tanto da aula gamificada quanto da aula tradicional, por ser bem aplicada e por apresentar um experimento que despertou a atenção da classe. Portanto, se torna clara a necessidade de inserir novas metodologias na formação de futuros professores e capacitar os já atuantes no ramo. Por outro lado, buscando fornecer uma capacitação aos professores, devem ser considerados a falta de recursos tecnológicos, assim como a falta de interesse por parte de alguns docentes na busca de novas metodologias, possivelmente causada pelas condições de trabalho e pela baixa remuneração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaue Henrique Tamarozzi, UNESP/Discente

Possui licenciatura em Física pelo IFSP de Birigui e atualmente cursa especialização em Processos Didático-Pedagógico para Cursos na Modalidade a Distância na UNIVESP e mestrado em Educação para Ciência na UNESP Bauru. Seguindo a linha de pesquisa "Fundamentos e modelos psico-pedagógicos no Ensino de Ciências e Matemática". Membro do grupo de pesquisa em Ensino de Ciências (GPEC), coordenado pelos professores Roberto Nardi e Fernando Bastos. Durante a graduação, foi presidente do Centro Acadêmico "Cesare Mansueto Giulio Lattes" de 2020.2 até 2022 e membro discente suplente da comissão do Conselho de Extensão (CONEX) do IFSP. Atualmente, é professor facilitador bolsista pela UNIVESP em parceria com a UNESP Bauru

Evandro Tortora, IFSP/Docente

Possui licenciatura em Pedagogia e em Matemática (UNESP/Bauru), bem como mestrado e doutorado em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru. Tem experiência como docente dos anos iniciais e Educação Infantil, além de ter ministrado e elaborado cursos na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, atuando principalmente na área da Educação Matemática. Atualmente, trabalha com professor nos cursos de licenciatura no Instituto Federal de São Paulo - IFSP, Câmpus Registro. É membro GPPEM - Grupo de pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (UNESP), no qual tem desenvolvido e orientado pesquisas com professores e crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil relacionadas ao ensino e aprendizagem da Matemática.

Downloads

Publicado

22-12-2023

Como Citar

Tamarozzi, K. H., & Tortora, E. (2023). ENSINO DE FÍSICA PARA OS ALUNOS DO PROEJA UTILIZANDO A GAMIFICAÇÃO NA PLATAFORMA QUIZIZZ: PHYSICS TEACHING FOR PROEJA STUDENTS USING GAMIFICATION ON THE QUIZZZ PLATFORM. Caderno De Física Da UEFS, 21(02), 2201.1–26. https://doi.org/10.13102/cad.fs.uefs.v21i02.9990

Edição

Seção

Metodologia, Didática e Prática de Ensino