A CRÍTICA DE ADORNO À APROPRIAÇÃO DO TEMPO LIVRE PELA INDÚSTRIA CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.13102/ideac.v1i48.7666Resumo
O presente artigo realiza uma abordagem sobre a crítica de Theodor w. Adorno à apropriação do tempo livre pela indústria cultural. O objetivo principal que norteou a pesquisa foi o desenvolvimento de uma reflexão sobre o tempo livre como apêndice do trabalho e como a indústria cultural se apropria dele. O texto está dividido em três partes. Na primeira, será desenvolvida uma abordagem sobre em quais bases o pensamento de adorno foi gestado e de que modo ele chegou ao conceito de indústria cultural em parceria com Horkheimer na Escola de Frankfurt. Em seguida, tratar-se-á do conceito de indústria cultural e sua relação com o capitalismo. Na terceira e última parte do artigo estabelece o modo como o tempo livre está vinculado à indústria cultural, especificando sua ação na televisão e no rádio/música. A discussão foi conduzida pela pesquisa qualitativa orientada pela leitura, análise, reflexão e interpretação dos textos relacionados à problemática do artigo.
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