A fauna de peixes nas bacias do norte do Espírito Santo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.13102/scb118Resumo
As bacias hidrográficas do norte do Espírito Santo compreendem os sistemas dos rios Itaúnas e São Mateus. O presente estudo é parte de uma série de trabalhos sobre a ictiofauna dos sistemas hídricos do Espírito Santo. Foram averiguados 49 pontos georreferenciados em rios e córregos da região, sendo 20 na bacia do rio Itaúnas e 28 na bacia do rio São Mateus. O ambiente e a composição taxonômica em cada ponto foram documentados, registrando um total de 83 espécies, sendo 47 de água doce e 36 marinhas, pertencentes a 35 famílias e 11 ordens. Dentre as espécies de água doce predominaram Siluriformes, com 20 espécies, seguida de Characiformes, com 17 espécies. A Mata Atlântica no norte do Espírito Santo, nomeada de floresta de tabuleiros, era originalmente composta por floresta ombrófila densa e ambientes de várzeas, restingas, muçunungas e manguezais. Com a devastação das florestas, a região hoje sofre com o processo de desertificação, possuindo características típicas do Semiárido nordestino, onde o escoamento das águas é esparso ou intermitente. A perda de qualidade ambiental ao longo dos vales fluviais é associada a uma necessidade premente de recuperação dos ambientes aquáticos ribeirinhos. Espécies exóticas e os riscos de introduções carecem de mais estudos nestas áreas. Espécies raras ou ameaçadas cuja distribuição foi reduzida em resposta a alterações ambientais podem funcionar como bioindicadoras. Potenciais novas espécies são assinaladas, e o endemismo regional e padrões de distribuição para peixes de água doce são discutidos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-06-08
Como Citar
Sarmento-Soares, L. M., & Martins-Pinheiro, R. F. (2012). A fauna de peixes nas bacias do norte do Espírito Santo, Brasil. SITIENTIBUS Série Ciências Biológicas, 12(1), 27–52. https://doi.org/10.13102/scb118
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).