Produção de biossurfactante por linhagens de pseudomonas isoladas do solo rizosférico no Semiárido da Bahia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.13102/scb121Resumo
O objetivo deste estudo foi selecionar linhagens bacterianas produtoras de biossurfactante do solo rizosférico de plantas na região semiárida do estado da Bahia, Brasil. O meio salino mineral (MSM) foi usado como meio base, sendo realizadas mudanças na concentração de glicose, temperatura e pH durante o processo de otimização. Duas linhagens produtoras de biossurfactante foram isoladas do solo rizosférico de Actinocephalus sp. e pertencem ao gênero Pseudomonas. Os índices de emulsificação destas linhagens aumentaram até 58%. As linhagens de Pseudomonas reduziram as tensões superficial e interfacial do meio de cultura e do óleo cru para menos de 33 mN/m e 3 mN/m, respectivamente. Este estudo representou uma descoberta inédita da atividade surfactante de linhagens bacterianas isoladas de solo rizosférico de plantas da região semiárida, no Nordeste Brasileiro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-06-12
Como Citar
dos Santos, S. C., Oliveira, L. K. X., Santos, S. N., Santos, N. P. C., Quintella, C. M., de Almeida, P. F., Fernandez, L. G., Rossi-Alva, J. C., & Roque, M. R. de A. (2012). Produção de biossurfactante por linhagens de pseudomonas isoladas do solo rizosférico no Semiárido da Bahia, Brasil. SITIENTIBUS Série Ciências Biológicas, 12(1), 157–163. https://doi.org/10.13102/scb121
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).