Coleta de equinodermos na Baía de Todos os Santos, estado da Bahia: o comércio aquariofilista
DOI:
https://doi.org/10.13102/scb123Resumo
O comércio ornamental marinho tem crescido em escala mundial. Apesar do Brasil estar entre os maiores exportadores, dados sobre esta atividade são subestimados e, portanto, seu perfil e consequências às populações não são totalmente entendidos. Ainda que seja sustentado pela coleta de peixes, invertebrados carismáticos também figuram neste comércio e praticamente não há informações sobre os equinodermos coletados no Brasil. Dada a escassez de dados, este estudo teve como objetivo prover uma avaliação inicial do comércio de equinodermos pra o aquariofilismo marinho no estado da Bahia, Nordeste do Brasil. O desembarque de equinodermos foi monitorado e o perfil do comércio investigado de Janeiro de 1996 a Dezembro de 2005. A atividade envolveu cinco segmentos econômicos e abasteceu não apenas o comércio local, mas outros estados brasileiros e países, a exemplo da Argentina. Quinze espécies foram comercializadas, entre elas, equinodermos incluídos na Lista Vermelha Nacional de organismos ameaçados. Pescadores normalmente os coletavam manualmente, no entanto, métodos destrutivos também eram utilizados. Assim, estudos sobre a dinâmica das populações coletadas e o desenvolvimento de políticas públicas que regulem esta atividade são urgentes, a fim de permitir a sustentabilidade deste comércio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-06-13
Como Citar
Martins, L., Souto, C., Magalhães, W. F., Alves, O. F. de S., Rosa, I. L., & Sampaio, C. L. S. (2012). Coleta de equinodermos na Baía de Todos os Santos, estado da Bahia: o comércio aquariofilista. SITIENTIBUS Série Ciências Biológicas, 12(1), 53–59. https://doi.org/10.13102/scb123
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).