Cuidados na gestação, pós-parto e com bebês pelas mulheres do povoado de Pedra Branca, Santa Terezinha, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.13102/scb8144Resumo
O presente artigo registra como as mulheres que vivem em um povoado do interior do estado da Bahia, nordeste do Brasil, percebem e lidam com os cuidados que devem ter durante a gravidez, no período pós-parto e com os recém-nascidos. O trabalho de campo foi conduzido por alunos da disciplina Etnobiologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, que realizaram entrevistas semi-estruturadas com sete moradoras do povoado de Pedra Branca, em maio de 2004. As mulheres entrevistadas tinham idades entre 18 e 60 anos. Os conhecimentos e práticas obstétricas locais e com relação aos cuidados com os bebês foram contrastados com informações da literatura acadêmica pertinente. Foi observado que as mulheres mais jovens da comunidade cada vez mais dão menos importância às práticas tradicionais transmitidas pelas mulheres mais experientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).